Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > EXTENSÃO > Projetos de Extensão

BIBEX - Programa Institucional de Bolsa de Extensão

O PIBEX tem por objetivo viabilizar a participação de alunos regulares dos cursos ofertados pelo IFAM no processo de interação com a sociedade, através de atividades de Extensão que contribuam para sua formação profissional e para o exercício da cidadania.  O Programa teve sua primeira edição em 2010 e foi institucionalizado através da Resolução Nº. 16 - CONSUP/IFAM, de 23 de março de 2015. Os recursos financeiros destinados aos projetos para pagamento das bolsas aos alunos e Auxílio Financeiro ao Pesquisador são fonte do orçamento do IFAM e objetivam  beneficiar estudantes tanto do nível superior quanto do nível técnico.

Os projetos de extensão contam com um pequeno auxílio ao pesquisador, para as despesas de custeio e são desenvolvidos de acordo com o programa institucional de incentivo à extensão, priorizando as seguintes áreas temáticas: - Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.

A oportunidade de participar de um projeto de extensão faz com que os estudantes possam vivenciar momentos de aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu curso e assim contribuir para a sociedade, além da sua formação acadêmico-profissional.

No decorrer de quatro anos desse Programa, foram desenvolvidos  86 (oitenta e oito) projetos, com a concessão de 114 (cento e quatorze) bolsas para alunos, totalizando um investimento na ordem de R$ 653.440,00.



RESUMO DOS PROJETOS:

Projeto: Aproveitamento de Resíduos do Polo Moveleiro de Lábrea para Produção de Pequenos Objetos de Madeira

  • Coordenador: Manoel Galdino da Silva.
  • Bolsistas: Wister Dias Ferreira; Noeliton Freitas dos Santos.
  • Situação: em andamento.
  • Objetivo: promover o aproveitamento de resíduos do polo moveleiro para a produção de pequenos objetos de madeira, visando o desenvolvimento regional de forma sustentável na cidade de Lábrea.

Projeto: Lixeira Ecológica Cultural

  • Coordenador: Arquimar Barbosa de Oliveira
  • Bolsistas: Paulo Gabriel dos Santos Pessoa; Sebastião Pereira do  Nascimento.
  •  Situação: em andamento
  • Objetivo: Desenvolver educação ambiental e social e ações para  mudar os hábitos da população labrense em relação à separação  e ao depósito irregular do lixo nas ruas, calçadas, praças,  terrenos, rios e córregos do município por meio da reutilização da  madeira na confecção de lixeiras ecológicas.