Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Caminhos da luz: Uma viagem pela Amazônia

Caminhos da luz: Uma viagem pela Amazônia

publicado: 05/04/2018 15h17 última modificação: 09/04/2018 18h15

O livro Caminhos da luz: Uma viagem pela Amazônia. A obra é fruto de um projeto contemplado por meio de uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) CNPq com parceria com o Instituto TIM em comemoração ao Ano Internacional da Luz a ser celebrado em 2015.

A obra é toda ilustrada com imagens inspiradas na rotinas das comunidades próximas do Rio Purus. O livro foi escrito para o público infantil, faz exposição dos fenômenos da luz e suas aplicações a partir do contexto amazônico em uma linguagem regionalizada. A obra foi escrita na língua portuguesa e traduzido para a língua indígena Paumari.

IMG-20180228-WA0084.jpg        IMG-20180228-WA0085.jpg

Traduzido em Paumarí                                            Livro na língua portuguesa

A proposta teve por objetivo destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no desenvolvimento da sociedade, bem como divulgar e popularizar a Ciência entre o público infantil no Estado do Amazonas.

Para dar suporte ao livro, foram elaborados e desenvolvidos dois aportes interativos para aparelhos móveis (tablet e celulares) que opere na plataforma Android: Um simulador (Ótica da Visão) e um jogo (Jogo da Refração). O trabalho também consta com uma versão digital do livro.

Livro em Português (.pdf)

Tradução língua paumari (.pdf)

Os aportes interativos (jogo da refração e simulador da ótica da visão) poderão ser baixados diretamente no play store acessando os links abaixo:

Jogo da refração:

IMG-20180228-WA0083.jpg

Simulador Ótica da visão:

IMG-20180228-WA0082.jpg

O projeto foi executado pelo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM – Campus Lábrea no período de fevereiro de 2016 e dezembro de 2017 tendo como público estudantes de 7 a 10 anos das escolas públicas das séries iniciais do ensino fundamental do sul no estado do Amazonas. Ao todo foram participaram dos trabalhos 14 escolas urbanas de quatro cidades do interior do Amazonas Sendo que dessas 49 são escolas ribeirinhas e 8 são escolas em comunidades indígenas. Ao todo foram distribuídos três mil livros, sendo que 200 exemplares traduzidos para a língua indígena paumari.

A partir deste trabalho, outros três projetos de pesquisas surgiram para investigar a utilização desse material nas aulas de Ciências. Um projeto de iniciação Científica Júnior do IFAM Campus Lábrea pesquisou o uso do simulador nas aulas de ciências. O resultado da pesquisa foi apresentado no 57° Congresso Nacional de Química em Gramado – RS e no IV seminário institucional do PIBID. III Semana acadêmica da licenciatura em Química. II Semana acadêmica da licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Goiano Campus de Morrinhos –GO. Além deste trabalho o professor Arquimar Barbosa de Oliveira está pesquisando o impacto que este material na aprendizagem dos fenômenos da luz nas aulas de Ciências. Essa pesquisa faz parte do programa do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

O material foi disponibilizado na internet com todas as ferramentas interativas para que alcance de um público maior, não somente da região Norte, mas como de outras regiões do Brasil e do Mundo. Assim, todo e qualquer pessoa poderá ter acesso aos materiais bem como os professores/pesquisadores poderão utilizar –se desses materiais em suas aulas, bem como contribuir com sugestões ampliando assim o estudo sobre a temática proposta.

VEJA O VÍDEO: