Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > CAPNE Lábrea participa do primeiro desfile cívico

CAPNE Lábrea participa do primeiro desfile cívico

A coordenação apresentou as ações de Educação Inclusiva desenvolvidas no campus.
publicado: 20/09/2024 09h38 última modificação: 20/09/2024 09h38

CAPNE Lábrea participa do primeiro desfile cívico

A coordenação apresentou as ações de Educação Inclusiva desenvolvidas no campus

No dia 5 de setembro a Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CAPNE) participou do desfile cívico com um pelotão de alunos representando o departamento de ensino e apresentou as ações realizadas para promover a inclusão de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

Atualmente a CAPNE faz o acompanhamento de 05 alunos e conta com 01 Professora Pedagoga do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e 01 Cuidadora de Educação Especial. Entre as ações realizadas estão os processos de alfabetização, desenvolvimento linguístico, acolhimento e orientação familiar, acompanhamento dos alunos finalistas no Estágio Supervisionado e no Projeto de Conclusão do Curso Técnico (PCCT).

Uma ação essencial é a realização do Projeto Integral Discente Amigo que foi criado com o objetivo de oferecer um apoio pedagógico ao aluno PcD utilizando a estratégia do Trabalho colaborativo, em que dois alunos de turma auxiliam o aluno PcD na organização das atividades escolares. Essa interação entre os alunos tem se mostrado como uma excelente estratégia, foi exitosa na formação do primeiro aluno com deficiência intelectual do campus Lábrea em 2022, e embasou a publicação do Artigo intitulado “Projeto Integral Discente Amigo: contribuições na permanência e êxito de um aluno com deficiência intelectual no ensino médio”.

Alunos em acompanhamento e os alunos do Projeto Discente Amigo

Equipe Multiprofissional CAPNE: Maria Raimunda (Pedagoga AEE), Prof. Raquel Canté (Coordenadora) e Karolyne Jacinto (Cuidadora da Educação Especial)