Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Discente com deficiência conclui curso técnico

Discente com deficiência conclui curso técnico

Primeiro discente com deficiência intelectual a concluir curso Técnico no IFAM campus Lábrea
publicado: 30/12/2022 11h37 última modificação: 30/12/2022 11h37

Primeiro discente com deficiência intelectual a concluir curso Técnico em Informática no IFAM campus Lábrea

O discente teve o apoio da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas/CAPNE Lábrea

FOTO CAPA.jpg

Em fevereiro de 2020, quando ingressou no IFAM campus Lábrea o discente Clayson Ferreira de Vasconcelos trouxe, além de muita vontade de aprender o legado de ensinar. Ele, o primeiro discente com deficiência intelectual a ingressar no Curso Técnico de Nível Médio em Informática, forma Integrada, causou certo alvoroço na comunidade acadêmica, pois a pergunta era: Como vamos ensiná-lo? Hoje, três anos depois, a resposta que temos é: “Nós aprendemos com ele”.

No dia 12 de dezembro de 2022, Clayson fez a apresentação do Relatório de Estágio na sala da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas/CAPNE por ser um local em que ele fica mais à vontade. Uma estratégia também para limitar o número de pessoas, pois ele fica muito nervoso diante do público. A banca avaliadora composta pela Orientadora, Profa. Maria Rosângela Marinho de Souza, a Profa. Francy Kelle Carvalho da Silva e a Profa. Raquel Batista Canté, Coordenadora da CAPNE, estavam cientes das adaptações que o discente necessitava. A proposta inicial era uma Roda de Conversa, porém ele ficou mais seguro apresentando os slides com as fotos das atividades realizadas no Estágio, o que aflorou as lembranças e facilitou sua apresentação, obtendo assim a média final 10,0 (dez).

foto 2.jpg

Clayson com a Banca após a apresentação do Relatório de Estágio: Prof. Rosângela, Prof. Raquel e Prof. Kelle

Parceria da CAPNE/IFAM Lábrea com a família e amigos foi essencial para o êxito

A Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do IFAM campus Lábrea – CAPNE/IFAM Lábrea foi oficialmente criada em 2020 visando potencializar a cultura de educação para a convivência, da aceitação, da diversidade e da eliminação de barreiras arquitetônicas, educacionais, atitudinais, em prol do atendimento às pessoas com deficiência/PcD e com necessidades educacionais específicas. Assim que Clayson foi identificado pela Equipe Multiprofissional do campus como um discente que precisava de auxílio para assistir e realizar as atividades escolares ele foi encaminhado para a CAPNE.

foto 3.jpgO primeiro passo foi uma reunião com Clayson, a mãe dele, a senhora Maria Raida de Castro Ferreira, e a Equipe CAPNE/IFAM Lábrea para conhecer sua trajetória de vida, percurso escolar, atividades preferidas, coisas que ele não gostava, e principalmente conhecer suas potencialidades (o que o deixava motivado, o que ele sabia e conseguia fazer). A partir dessas informações foi adaptado o Plano de Atendimento Individual/PAI - considerando as disciplinas em que tinha mais dificuldades.

Ao longo dos três anos a CAPNE realizou apresentações e orientações aos Docentes sobre a deficiência intelectual, elaboração do PAI, possíveis estratégias e recebeu relatos dos professores sobre atividades exitosas com o Clayson. Foi uma construção e aprendizagem coletiva.

Os desafios e obstáculos existiram, houve momentos em que ele queria desistir, mas sua vontade de aprender, sua família, seus amigos e seu amor pelo curso de Informática o fizeram continuar. A partir do ingresso do Clayson no IFAM, em 2020, outros discentes com deficiência e familiares descobriram que era possível ter acesso ao Ensino Médio na escola regular integrado ao Curso Técnico.

Atualmente a CAPNE acompanha mais quatro discentes com deficiência através do Projeto Integral Discente Amigo, onde são selecionados discentes (Bolsistas) da turma dos discentes com deficiência para auxiliá-los na organização das atividades escolares. O Projeto Discente Amigo é um legado de sucesso que Clayson nos deixa, pois graças às ações desenvolvidas pelos Bolsistas os quatro discentes com deficiência e necessidades educacionais específicas obtiveram a promoção para o 2º ano.   Hoje ele é referência, o precursor da Educação Inclusiva no campus Lábrea, parabéns Clayson!

* Agradecemos o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM que disponibilizou experiências exitosas de conclusão do TCC do discente com deficiência intelectual;

* Agradecimento especial ao Prof. Marcos Serafim dos Santos, Coordenador da CAPNE/IFAM campus Humaitá, por sempre nos atender gentilmente compartilhando conhecimentos sobre a Educação Inclusiva, especialmente por ter compartilhado o modelo do Projeto Discente Amigo e do Plano de Atendimento Individual, documentos essenciais no acompanhamento e êxito dos discentes com deficiência;

Imagem1.png

“INCLUIR não é pedir que eu me adapte, é aceitar-me como sou.”