Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Finalistas do Curso Técnico de Nível Médio em Informática em ação no Centro Esperança (Prelazia de Lábrea)

Foi realizada uma ação integradora como parte do planejamento inicial da disciplina “Projeto Integrador II”
publicado: 08/04/2024 11h12 última modificação: 08/04/2024 11h12

Finalistas do Curso Técnico de Nível Médio em Informática realizam ação integradora com estudantes de Informática do Centro Esperança (Prelazia de Lábrea)

IMAGEM-1.jpgNesta quarta-feira, dia 03/04/2024, foi realizada uma ação integradora como parte do planejamento inicial da disciplina “Projeto Integrador II”, do 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, ministrada pela Prof. Me. Antonio Paulino dos Santos, cujo intuito foi o compartilhamento de saberes e experiências entre os alunos do 3º ano de Informática do IFAM campus Lábrea com os estudantes do Setor de Informática do Centro Esperança (Prelazia de Lábrea).

O planejamento da atividade consistiu em conversa informal do professor com o coordenador geral daquela instituição e feitas as tratativas de autorização formal e constituição da logística necessária para o desenvolvimento da atividade, haja vista que o intuito era que o IFAM recebeu em suas instalações os estudantes do Centro Esperança.

A organização da atividade prosseguiu com a apresentação da proposta aos estudantes do 3º ano de Informática, cujo turma compreendeu sua importância haja vista a troca de experiências, além da homenagem ao Centro Esperança que completa 30 anos de atividades em Lábrea. E, divididos em cinco grupos de trabalho, passou-se à composição dos projetos micro com o aprofundamento dos assuntos através do planejamento de cada GT, os quais ficaram assim definidos:

a)       Grupo Andrey: Responsável pela logística, tour e audiovisual (fotos e vídeos);

b)      Grupo Liara: Responsável pela roda de conversa de recepção e diário de campo (registro escrito da atividade;

c)       Grupo Pedro: Responsável pela ministração de um microcurso de Powerpoint;

d)      Grupo Richarlison: Responsável pela ministração de um microcurso de Internet;

e)      Grupo Clécio: Responsável pela apresentação do Laboratório Maker.

Realizados todos os estudos necessários pelos cinco grupos de trabalho e apresentadas as propostas de cada um, no dia marcado, precisamente às 13h45, através do GT Logística, 14 dos 15 estudantes do Setor de Informática do Centro Esperança, acompanhados pelo Professor Francisco Wilson Holanda, chegaram ao IFAM campus Lábrea e foram recepcionados por Andrey e colegas do grupo.

IMAGEM-2.jpgA primeira atividade realizada foi um tour pelo IFAM campus Lábrea: área de convivência, auditório, jardins e o mais importante, visitaram a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) e conheceram toda a infraestrutura de internet do campus. Nossos estudantes explicaram toda a sistemática do acesso à grande rede e como o sinal é distribuído pelos diversos setores, inclusive estiveram na área em que fica o servidor de internet.

Em ato contínuo, os estudantes do Centro Esperança foram direcionados pelo Grupo Logística à Sala Sustentável nº 4 onde o Grupo de Recepção estava já preparado para a realização da Roda de conversa sobre as expectativas do encontro e ainda sobre a história de vida de cada partícipe, como forma de “quebrar o gelo”. Durante a conversa foram compartilhadas experiências sobre a vida pessoal e acadêmica, tanto do lado dos estudantes do Centro Esperança quanto do IFAM. Suas expectativas de futuro, vivência no Centro Esperança e no IFAM, etc.

IMAGEM-3.jpg

As próximas atividades realizadas foram dois microcursos, no Laboratório de Informática nº 4. Uma oportunidade para os estudantes do Centro Esperança conhecerem a estrutura do campus, mas também de aprender sobre Powerpoint (criador de slides para apresentação) e Internet (conceitos principais e noções para pesquisa escolar, vídeos no YouTube e outros). Importante ação para aprendizado. Nesse ambiente, com o apoio dos respectivos GTs e outros estudantes do IFAM, os estudantes do Centro Esperança foram devidamente instruídos a realizarem as atividades práticas e percebeu-se a satisfação de todos eles com a atividade.

IMAGEM-4.jpg

O último laboratório a ser visitado foi o Laboratório Maker, em que conheceram as nossas impressoras 3D e vários objetos impressos; fresadora; Notebooks e outras ferramentas. Observaram atentamente as impressões em 3 dimensões sendo realizadas e apaixonaram-se pelos óculos de realidade virtual, disponibilizados pelo GT-Clécio e precisamente às 16h os estudantes do Centro Esperança foram direcionados para conversa com o prof. Paulino.

IMAGEM-6.jpg                   IMAGEM-7.jpg

Nessa conversa, o professor teve a oportunidade de aprender com os estudantes visitantes e saber mais sobre suas atividades no Centro Esperança. Foi uma troca de saberes importantíssima haja vista que os estudantes do IFAM aprofundaram os conhecimentos para poderem mediar o encontro e os estudantes do Centro Esperança foram brindados com tanto carinho, oportunidade e conhecimento.

A atividade foi encerrada com um lanche para os estudantes do Centro Esperança, que retornaram àquela instituição acompanhados pelo GT da Logística e, por fim, agradecer a todos os servidores envolvidos bem como à coordenação geral daquela instituição pela confiança no nosso trabalho, inclusive como homenagem aos 30 anos do Centro Esperança e seus relevantes serviços no município de Lábrea.

IMAGEM-8.jpg           IMAGEM-9.jpg