Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > IFAM – Campus Lábrea tem projeto de pesquisa aprovado pela FEALQ-AGRISUS

Notícias

IFAM – Campus Lábrea tem projeto de pesquisa aprovado pela FEALQ-AGRISUS

publicado: 15/09/2017 16h15 última modificação: 15/09/2017 16h15

 

 

 

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Lábrea teve proposta de projeto de pesquisa aprovado pela FUNDAÇÃO DE ESTUDOS AGRÁRIOS "LUIZ DE QUEIRÓZ" – FEALQ em CONVÊNIO OPERACIONAL com FUNDAÇÃO AGRISUS. 

Fealc.jpg

O projeto de pesquisa, extensão e transferência de tecnologia titulado “DOSES DE FÓSFORO SOLÚVEL SOBRE O COMPORTAMENTO DE PLANTAS DE FEIJÃO-CAUPI INOCULADAS COM RIZOBACTÉRIAS NOS SOLOS AMAZÔNICOS” tem financiamento de R$ 10.700,00 (dez mil e setecentos reais) e vigência até 01/03/2019.  Coordenado pela professora do Campus Lábrea, Dra. Érica de Oliveira Araújo, e tendo a participação dos colaboradores professores Mestres José Avelino Cardoso e José Augusto Figueira da Silva e dos técnicos Engenheiros Agrônomos Hugo César Tadeu e Heleno Alexandrino de Lima Filho, o projeto tem por objetivo avaliar o efeito de doses de P solúvel sobre a nodulação, a produção, o acúmulo de nutrientes, a eficiência de absorção e utilização de N e P e capacidade de FBN por plantas de feijão-caupi inoculadas e coinoculadas com rizobactérias em solos da Região Amazônica.

Um dos maiores desafios hoje é o de buscar alternativas para a produção agrícola sustentável, ecologicamente correta e economicamente viável. Assim, está pesquisa visa comprovar que a inoculação e a coinoculação com rizobactérias e a aplicação de doses de fósforo representam um grande potencial para reduzir a dependência de fertilizantes nitrogenados sintéticos e aumentar a eficiência de utilização de nutrientes pela cultura do feijão-caupi. O feijão-caupi possui alto valor nutritivo e é uma das principais fontes de renda da população ribeirinha, que aproveita o período de estiagem, em que o nível das águas do Rio Purus baixa, formando uma grande extensão de terras, para cultivarem a cultura. Nessa perspectiva, a investigação centrada no aprofundamento deste conhecimento servirá de base científica para um novo processo tecnológico destinado à produção agrícola local e regional, visando alcançar tanto pequenos quantos grandes produtores através da integração tecnológica e a extensão.