Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > II Etapa de formação do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola

II Etapa de formação do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola

publicado: 01/11/2017 11h14 última modificação: 01/11/2017 11h14

No período de 13 a 22 de outubro de 2017, na aldeia Santa Rita, no Rio Purus, foi realizado a II Etapa de formação do Programa Ação Saberes Indígenas na Escola. E, no encerramento tivemos uma confraternização entre equipe formadora, professores cursistas e comunidade em geral que participaram ativamente do processo formativo. Haja vista que, todo o trabalho realizado foi norteado para o resgate da cultura indígena, sobretudo a valorização dos anciãos.

Conheça a Ação

O Programa Ação “Saberes Indígenas na Escola” do Núcleo Instituto Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM/Campus Lábrea, contemplou ao longo de um ano 2016-2017, os povos indígenas Apurinã, Jamamadi, Jarawara e Paumari que vivem nas proximidades e Terras indígenas no Município de Lábrea, no Sul do Amazonas, que compõem o Território Etnoeducacional Juruá/Purus no estado do Amazonas.

NUPEAI (1).jpgNUPEAI.jpgNUPEAI (2).jpg

NUPEAI (3).jpg

NUPEAI (4).jpg

NUPEAI (5).jpgNUPEAI (6).jpgNUPEAI (7).jpg

O programa Saberes Indígenas é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas, fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena.

NUPEAI (8).jpgNUPEAI (9).jpgNUPEAI (18).jpg

NUPEAI (17).jpg

Com o intuito de efetivar uma publicação de material didático produzido por eles, a ação “Saberes Indígenas na Escola” (FNDE/MEC/SECADI),  considera os seguintes eixos: a) letramento e numeramento em Língua Indígena como primeira língua; b) letramento e numeramento em Língua Portuguesa como primeira língua; c) letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; d) conhecimentos e artes verbais indígenas.

NUPEAI (19).jpgNUPEAI (21).jpgNUPEAI (22).jpg

NUPEAI (23).jpg

A ação priorizou a realização de pesquisas pelos próprios indígenas, junto a formadores selecionados via edital que além do levantamento de dados, foi realizado  oficinas, seminários e cursos de formação destinados aos professores indígenas, que foram fundamentados por meio dos conhecimentos próprios de cada povo indígena e elaboração de materiais didáticos e paradidáticos conforme decisão de cada comunidade, a serem utilizados, posteriormente, no âmbito das escolas indígenas, por meio de uma educação escolar nesse contexto.

NUPEAI (24).jpg

NUPEAI (25).jpgNUPEAI (26).jpgNUPEAI (20).jpg