Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > LANÇAMENTO DO LIVRO CAMINHOS DA LUZ: Uma viagem pela Amazônia

LANÇAMENTO DO LIVRO CAMINHOS DA LUZ: Uma viagem pela Amazônia

Na noite do dia 14 de dezembro ocorreu o lançamento oficial do livro Caminhos da luz: Uma viagem pela Amazônia. A obra é fruto de um projeto contemplado por meio de uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) CNPq com parceria com o Instituto TIM em comemoração ao Ano Internacional da Luz a ser celebrado em 2015.
publicado: 12/03/2018 17h49 última modificação: 05/04/2018 15h56

LANÇAMENTO DO LIVRO CAMINHOS DA LUZ: Uma viagem pela Amazônia

Na noite do dia 14 de dezembro ocorreu o lançamento oficial do livro Caminhos da luz: Uma viagem pela Amazônia . A obra é fruto de um projeto contemplado por meio de uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) CNPq com parceria com o Instituto TIM em comemoração ao Ano Internacional da Luz a ser celebrado em 2015.

Livro em Português (.pdf)

Tradução língua paumari (.pdf)

O objetivo geral deste trabalho foi divulgar e popularizar a Ciência no sul do estado do Amazonas tendo como foco a importância da luz e de suas tecnologias na vida dos cidadãos, assim como no desenvolvimento da sociedade. O livro vem acompanhado de dois aportes interativos, um simulador e um jogo da refração.

A obra é toda ilustrada com imagens inspiradas na rotina das comunidades próximas do Rio Purus. Traz a exposição dos fenômenos da luz e suas aplicações a partir do contexto amazônico em uma linguagem infantil e regionalizada

O pré-lançamento ocorreu na II Mostra de Extensão do IFAM Campus Lábrea em Novembro por meio de uma apresentação teatral narrando a história do livro apresentado por alunos do primeiro ano de informática do IFAM campus Lábrea.

Os livros impressos estão sendo distribuídos nas escolas das comunidades ribeirinhas às margens do rio Purus e afluentes, nas escolas e bibliotecas das escolas públicas municipais dos municípios de Lábrea, Humaitá, Canutama, Pauíni, São Gabriel da Cachoeira.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM – Campus Lábrea agradece ao CNPq, e ao Instituto TIM, SEDUC, Secretarias Municipais dos municípios envolvidos, FUNAI, FORCIMP, ICMBio e UNIR pelo apoio para a realização do projeto.

caminho da luz (2).jpg

caminho da luz (1).jpg