Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes”

Notícias

Projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes”

IFAM campus Lábrea realiza o Projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes”na Escola Municipal Turma da Mônica.
publicado: 27/09/2022 16h57 última modificação: 27/09/2022 16h57

IFAM campus Lábrea realiza o Projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes” na Escola Municipal Turma da Mônica

                 O projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes: compartilhando conhecimento através da leitura (de si, do outro, do mundo!)” é uma iniciativa do IFAM campus Lábrea, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFAM por meio do Edital nº 05/PROEX/IFAM/2022 e consiste na customização de um veículo tipo Kombi em uma biblioteca itinerante que visitará escolas da rede municipal de ensino levando atividades pedagógicas diversas relacionadas à leitura, visando contribuir para o desenvolvimento de leitores e como incentivo à leitura de forma geral, mediante as suas diversas formas e no tocante ao encontro/diálogo IFAM x Escolas Municipais, compartilhar saberes, através das vivências e experiências compartilhadas.

                Após a idealização do projeto, a partir da temática de Educação – da Campanha da Fraternidade de 2022; da escrita, submissão e aprovação do projeto, consoante aos trâmites processuais de praxe, foram realizadas diversas atividades como procedimentos metodológicos, necessários para a execução do mesmo, tais como: encontros da equipe de projeto para estudos dirigidos/formativos sobre leitura e a importância do livro; para definição das ações e estratégias a serem implementadas nas escolas; visitas in loco e reuniões com a direção e equipe pedagógica da primeira escola a receber o projeto, para conhecimento da realidade.

Customização da Kombi efetivada, apresentação do projeto aos estudantes do IFAM campus Lábrea, definição da data e atividades pedagógicas preparadas, equipes de oficinas definidas e devidamente ensaiadas, além da logística estabelecida, com o respectivo planejamento realizado, eis o momento oportuno para a realização do projeto na primeira escola partícipe.

                                            

E nesta quinta-feira, dia 22/09/2022, a Escola Municipal Turma da Mônica, localizada na Pracinha da Vila Falcão, recebeu o Projeto Kombi_nando Saberes [...] e suas atividades pedagógicas relacionadas à incentivo à leitura, bem como a Kombi customizada em biblioteca itinerante.

                                            

Com logística específica para o projeto, baseada na realidade da escola, foram organizados cinco espaços na Pracinha da Vila Falcão (que se localiza na frente da escola), através de tendas trapezoidais, ambientadas de acordo com a temática de cada oficina, nas quais cada uma das cinco turmas da escola tiveram a oportunidade de participar por 30 minutos, na forma de rodízio (cada turma participando de cada uma das 5 oficinas do projeto).

                - Oficina 1: Contação de histórias. De responsabilidade da servidora Aline da Silva Batista, que utilizou para o diálogo com os estudantes, os livros “Kabá Darebu” (de Daniel Munduruku) e “Pedro vira Porco-Espinho” (de Janaína Tokitaka), ambos de temáticas amazônicas – indígenas e/ou regionais, que serviram, inclusive, de subsídio para a oficina de criação de histórias.

03_foto.jpg      04_foto.jpg

- Oficina 2: Criação de histórias. A atividade foi desenvolvida e executada por Zarife Gomes Lima e contou com dinâmicas de apresentação, músicas e conversa informal sobre a história de vida dos estudantes, a partir das experiências vivenciadas na oficina de Contação de histórias, além da partilha baseada no livro “O gato”, de Sílvia Borando. Ao final, os estudantes, em conformidade com a série/ano, escreveram ou desenharam a própria história.

 05_foto.jpg     06_foto.jpg

- Oficina 3: Teatro de Fantoches. Com a importante temática de “Queimadas Urbanas em Lábrea”, a oficina, sob a coordenação do professor Ronilson de Sousa Lopes, foi realizado um teatro de fantoches, com roteiro do próprio professor e mediada por estudantes do IFAM, partícipes de programas integrais correlatos, a atividade foi uma oportunidade para a reflexão sobre um dos grandes males da comunidade local, as queimadas urbanas. A oficina contou com a participação da professora Alessandra de Souza Fonseca, que enfatizou a importância das plantas, do correto uso dos resíduos sólidos, do cuidado com as plantas e Meio Ambiente como um todo.

07_foto.jpg      08_foto.jpg

- Oficina 4: Teatro e Cidadania. Essa oficina, também um Programa Integral, foi coordenada pelas servidoras Cleude de Souza Maia e Dávilla Vieira Odízio da Silva e teve como plano de fundo o livro “Eleição dos Bichos” de André Rodrigues e outros. Com a apresentação da obra (livro) através de um teatro, cujos atores eram estudantes do IFAM integrantes daquele programa integral, abordaram a temáticas das eleições na floresta, com animais como candidatos, a fim de conscientizarem sobre a importância do pleito e, após realizar cada candidato sua campanha eleitoral, os estudantes foram convidados a votarem no candidato preferido. Com apoio de funcionários do Cartório Eleitoral de Lábrea que disponibilizaram urnas eletrônicas pedagógicas (de teste), eles votaram e elegeram o novo “rei da floresta). Ao final, realizadas as comemorações pelo eleito e feitos os comentários finais sobre o pleito.

09_foto.jpg      10_foto.jpg

- Oficina 5: Espaço Alternativo de Leitura. Ambientado e coordenado pelo coordenador do projeto, professor Manoel Galdino da Silva e pela bolsista, a estudante Júlia Oliveira Campos. Trata-se de vários espaços lúdicos para leitura e manuseio de livros, organizados ao redor da biblioteca itinerante, em que os estudantes da escola aprenderam sobre o projeto e tiveram a oportunidade de escolher dentre os livros expostos aquele que mais os interessou. Após a escolha e de forma individual ou coletiva, com ou sem o auxílio de um estudante do IFAM ou de um professor (Elias Bezerra de Souza e Juliana Soares) todos tiveram a possibilidade de manusear, ler, está com o livro.

11_foto.jpg      12_foto.jpg

13_foto.jpg      14_foto.jpg

Importante salientar que todas as turmas participaram de forma direta (e significativa) de todas as atividades implementadas em todas as oficinas (dialogando, cantando, lendo, partilhando) e todas elas tiveram a participação, em sua organização e execução, estudantes participantes de programas integrais dos diversos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFAM campus Lábrea, asseverando o objetivo principal do projeto qual seja uma oportunidade para a combinação de saberes, ou melhor, o (com) partilhar conhecimentos através da leitura (de si, do outro, do mundo!).

               Enfim, foi uma experiência inenarrável, que só quem participou pode compreender (e explicar) tal relevância, almejando que outras possibilidades e atividades correlatas sejam implementadas a partir da realização deste projeto, tanto na Turma da Mônica, quanto no/pelo próprio IFAM.

                A previsão é que o projeto seja realizado em mais três escolas municipais até o mês de dezembro do corrente ano.

                                                             15_foto.jpg

E, dessa forma, dada a complexidade do projeto, aliada a necessidade de “muitas mãos” para a execução do mesmo, faz-se mister os agradecimentos da equipe do projeto à Direção Geral, aos servidores, estudantes e colaboradores terceirizados do IFAM campus Lábrea, envolvidos no processo; à Coordenação da Mini Vila Olímpica Jeová Maciel Galvão, à Coordenação do Centro de Atenção Psicossocial de Lábrea (CAPS), à Direção Geral da Escola Municipal Filadélfia; ao Cartório Eleitoral de Lábrea (TRE/AM – 12ª Zona Eleitoral), bem como a todos da Escola Municipal Turma da Mônica, pela parceria e confiança no nosso projeto. Sem esquecer àqueles que doaram livros (infantis, Infanto-juvenis, romances, gibis, mangás, dentre outros), ao que se inclui a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o CETI Agostinho Ernesto de Almeida e as Escolas Estaduais Santo Agostinho e Professora Balbina Mestrinho.

Boa leitura (de si, do outro, do mundo!) a todos.

 

A equipe do projeto