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Projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes” na Escola Municipal Francisca Gomes Mendes

O projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes: compartilhando conhecimento através da leitura (de si, do outro, do mundo!)”
publicado: 22/11/2022 16h32 última modificação: 22/11/2022 16h32

IFAM campus Lábrea realiza o Projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes”

na Escola Municipal Francisca Gomes Mendes

 

                O projeto de Extensão “Kombi_nando Saberes: compartilhando conhecimento através da leitura (de si, do outro, do mundo!)” é uma iniciativa do IFAM campus Lábrea, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFAM por meio do Edital nº 05/PROEX/IFAM/2022 e consiste na customização de um veículo tipo Kombi em uma biblioteca itinerante que visitará escolas da rede municipal de ensino levando atividades pedagógicas diversas relacionadas à leitura, visando contribuir para o desenvolvimento de leitores e como incentivo à leitura de forma geral, mediante as suas diversas formas e no tocante ao encontro/diálogo IFAM x Escolas Municipais, compartilhar saberes, através das vivências e experiências compartilhadas.

                Após a idealização do projeto, a partir da temática de Educação – da Campanha da Fraternidade de 2022; da escrita, submissão e aprovação do projeto, consoante aos trâmites processuais de praxe, foram realizadas diversas atividades como procedimentos metodológicos, necessários para a execução do mesmo, tais como: encontros da equipe de projeto para estudos dirigidos/formativos sobre leitura e a importância do livro; para definição das ações e estratégias a serem implementadas nas escolas; visitas in loco e reuniões com a direção e equipe pedagógica da primeira escola a receber o projeto, para conhecimento da realidade.

Customização da Kombi efetivada, apresentação do projeto aos estudantes do IFAM campus Lábrea, definição da data e atividades pedagógicas preparadas, equipes de oficinas definidas e devidamente ensaiadas, além da logística estabelecida, com o respectivo planejamento realizado, da primeira realização da Escola Municipal Turma da Mônica, eis o momento oportuno para a realização do projeto na segunda escola partícipe.

                E nesta quinta-feira, dia 17/11/2022, a Escola Municipal Francisca Gomes Mendes, localizada na Rua 22 de outubro com Rua Irmão José Martinez, no Bairro da Fonte, recebeu o Projeto Kombi_nando Saberes [...] e suas atividades pedagógicas relacionadas à incentivo à leitura, bem como a Kombi customizada em biblioteca itinerante.

                Com logística específica para o projeto, baseada na realidade da escola, foram organizados três espaços no campinho de futebol da escola (que se localiza na lateral da escola sentido Rua 22 de outubro), através de tendas trapezoidais, ambientadas de acordo com a temática de cada oficina, nas quais cada uma das cinco turmas da escola tiveram a oportunidade de participar por 30 minutos, na forma de rodízio (cada turma participando de cada uma das 5 oficinas do projeto).

                - Oficina 1: Contação e criação de histórias. De responsabilidade das servidoras Aline da Silva Batista, Lidiane Teles de Amorim e Zarife Gomes Lima, que utilizaram para o diálogo com os estudantes o livro “Da minha janela”, de Otávio Júnior. A atividade contou com dinâmicas de apresentação, músicas e conversa informal sobre a história de vida dos estudantes, a partir das experiências na história contada. Ao final, os estudantes escreveram e/ou desenharam sobre a própria história.

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- Oficina 2: Teatro de Fantoches/Teatro e Cidadania. Com a importante temática de “Queimadas Urbanas em Lábrea”, a oficina, sob a coordenação do professor Ronilson de Sousa Lopes, foi realizado um teatro de fantoches, com roteiro do próprio professor e mediada por estudantes do IFAM, partícipes de programas integrais correlatos, a atividade foi uma oportunidade para a reflexão sobre um dos grandes males da comunidade local, as queimadas urbanas. A oficina contou com a participação das servidoras Cleude de Souza Maia e Dávilla Vieira Odízio da Silva, que implementaram a realização de um desenho sobre a temática abordada através do teatro de fantoches.

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                - Oficina 3: Espaço Alternativo de Leitura. Ambientado e coordenado pelo coordenador do projeto, professor Manoel Galdino da Silva e pela bolsista, a estudante Júlia Oliveira Campos. Trata-se de vários espaços lúdicos para leitura e manuseio de livros, organizados ao redor da biblioteca itinerante, em que os estudantes da escola aprenderam sobre o projeto e tiveram a oportunidade de escolher dentre os livros expostos aquele que mais os interessou. Após a escolha e de forma individual ou coletiva, com ou sem o auxílio de um estudante do IFAM ou de um professor ou servidor (Raimundo Nonato Carlos Arruda, Venício Favoretti, Juliana Soares de Oliveira e Kaíza Freitas de Araújo) todos tiveram a possibilidade de manusear, ler, está com o livro.

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                Importante salientar que apenas as turmas do 4º ano do turno matutino participaram de forma direta (e significativa) de todas as atividades implementadas em todas as oficinas (dialogando, cantando, lendo, partilhando) e todas elas tiveram a participação, em sua organização e execução, estudantes participantes de programas integrais dos diversos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFAM campus Lábrea, asseverando o objetivo principal do projeto qual seja uma oportunidade para a combinação de saberes, ou melhor, o (com) partilhar conhecimentos através da leitura (de si, do outro, do mundo!).

                Enfim, foi uma experiência satisfatória, que só quem participou pode compreender (e explicar) tal relevância, almejando que outras possibilidades e atividades correlatas sejam implementadas a partir da realização deste projeto, tanto na Francisca Mendes, quanto no/pelo próprio IFAM.

                Essa foi a última execução do projeto porque ao final do ano, a instituição possui outras atividades internas relacionadas ao ensino e, portanto, não teríamos os estudantes disponíveis para as atividades, porém, no próximo ano, 2023, o projeto atuará de forma permanente e visitará mensalmente, pelo menos uma escola do município, presencialmente dos ramais e/ou outras instituições correlatas, como a APAE/Lábrea, Semi-Internato Pastor Geraldo, dentre outras.

E, dessa forma, dada a complexidade do projeto, aliada a necessidade de “muitas mãos” para a execução do mesmo, faz-se mister os agradecimentos da equipe do projeto à Direção Geral, aos servidores, estudantes e colaboradores terceirizados do IFAM campus Lábrea, envolvidos no processo; à Direção Geral da Escola Municipal Francisca Gomes Mendes; bem como a todos da Escola Municipal Francisca Gomes Mendes, pela parceria e confiança no nosso projeto. Sem esquecer àqueles que doaram livros (infantis, Infanto-juvenis, romances, gibis, mangás, dentre outros), ao que se inclui a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o CETI Agostinho Ernesto de Almeida e as Escolas Estaduais Santo Agostinho e Professora Balbina Mestrinho.

Boa leitura (de si, do outro, do mundo!) a todos.

 

A equipe do projeto