Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Projeto: II Eleições no IFAM: Exercitando a cidadania

Projeto: II Eleições no IFAM: Exercitando a cidadania

publicado: 23/10/2018 15h15 última modificação: 23/10/2018 15h15

Projeto: II Eleições no IFAM: Exercitando a cidadania

A segunda edição do Projeto Eleições no IFAM/campus Lábrea, com o pleito um eleitoral (fictício) no campus, se justifica no contexto da formação à cidadania. A disciplina sociologia, dentro do contexto das Ciências Sociais, no que tange a Ciência Política, abordagem feita no 2º ano do Ensino Médio, busca ajudar aos discentes a compreenderem a importância do campo político no processo de organização social a partir de ralações de poder, processos decisórios e as diversas formas de governo.

O projeto foi desenvolvido com a parceria do Cartório Eleitoral de Lábrea e a Escola Estadual Tomé de Medeiro Rapouso. De forma interdisciplinar, com filosofia, Legislação empresarial, entre outros. Em parceria com a biblioteca do campus, espaço de estudo e de mobilização dos diversos sujeitos envolvidos no projeto.

A partir dessa prerrogativa nos propomos a envolver os discentes de todos os turnos do IFAM/campus Lábrea numa dinâmica reflexiva sobre o processo eleitoral. A questão em pauta é a formação à cidadania, isto é, a compreensão de que em uma democracia, a eleição, a representatividade, o voto; são expressão do que classificamos como participação popular, e traduz muito do que entendemos como exercício da cidadania. E as instituições de ensino tem o dever de proporcionar aos discentes a oportunidade de vivenciar no processo de aprendizagem dinâmicas reflexivas sobre cidadania.

O respaldo para o desenvolvimento de atividade que vincule a formação acadêmica e a cidadania está estreitamente ligado ao que propõe as diretrizes da educação nacional a partir dos Parâmetros Currículo Nacional do Ensino Médio.

Tendo como referência a perspectiva de ajudar o educando a se capacitar como cidadãos, num processo de construção da cidadania atividades como esse fim, vem a fortalecer esse processo. E esse universo amplia-se quando possibilita a participação efetiva de toda a comunidade educativa, estendendo-se o convite para participação de outras instituições de ensino e afins presentes no município. Com atenção a participação das famílias dos alunos e da comunidade educativa no processo eleitoral.

Possibilitamos aos discentes campus, alunos da SEDUC/Lábrea e a comunidade a oportunidade de participarem de um pleito eleitoral e exercitarem a capacidade de escolha, enquanto exercício democrático. Participaram do pleito...

Veja Aqui Imagens do evento

registrado em: ,