Notícias
I Webinário Internacional: Direitos da pessoa indígena em conflito com a lei
I Webinário Internacional: Direitos da pessoa indígena em conflito com a lei
O objetivo é Criar um espaço de dialógico-reflexivo sobre as questões jurídicas contextualizadas em torno do tema, direitos da pessoa indígena em conflito com a lei, a partir dos relatos trazidos pelos indígenas, promovendo uma “epistemologia” do Direito e refletindo sobre os limites e alcances do campo do Direito na atuação/relação e entendimento do conceito de justiça para os povos indígenas.
1ª Mesa-redonda: Relatos das experiências dos povos indígenas com o sistema de justiça criminal – Com o objetivo de realçar narrativas sobre situações referentes a indígenas presos ou processados. A mesa se constituirá como espaço de socialização, questionamentos, mobilizações realizadas por indígenas direta e indiretamente atingidos pelo poder judiciário, visando também apresentar os caminhos de diálogos e de tensões com a justiça criminal brasileira.
2ª Mesa-redonda: O direito penal brasileiro frente à autonomia constitucional dos povos indígenas – A ideia desse debate é fomentar a interlocução e a reflexão a partir dos operadores do direito, sejam eles indígenas e não-indígenas, frente às demandas apresentadas na mesa anterior, considerando o recente instrumento normativo construído pelo Conselho Nacional de Justiça (Resolução 287/2019).
3ª Mesa-redonda: Adolescentes e jovens indígenas em conflito com a lei: desafios e perspectivas – A proposta dessa mesa é pensar a dinâmica e especificidade da situação de adolescentes e jovens indígenas inseridos no sistema socioeducativo. Apresentação das narrativas do movimento indígena a partir da ação de protagonismo dos adolescentes e jovens indígenas organizados politicamente, salientando o histórico de conquistas ou de retrocessos em 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
4ª Mesa-redonda: Mulheres indígenas e suas compreensões sobre o conflito com a lei: reflexões sobre suas experiências e percepções - Proposição desta Mesa é apresentar como as mulheres indígenas compreendem " conflito com a lei" em uma concepção mais ampla, a partir de seus enfrentamentos vivenciados quanto ao acesso aos direitos indígenas garantidos constitucionalmente. A intenção é promover reflexão dialógica sobre as experiências e percepções das mulheres indígenas quanto à violência vivida pelo desrespeito aos seus direitos.
5ª Mesa-redonda: Direito da pessoa indígena em conflito com a lei em perspectiva comparada: o contexto Pan-Amazônico – Essa mesa se propõe a tecer uma discussão mais ampla a respeito dos procedimentos relacionados ao direito nos países da chamada Pan-Amazônia, a partir da socialização de experiências, de procedimentos e tratamento jurídico relacionados aos povos indígenas e à justiça criminal de cada país.
Baixe Aqui a Programação do evento
Equipes de trabalho:
Bastidores do evento (inscrição, chat e criar Instagram, alimentar redes sociais do IFAM):
MinILab: Alessandra, Pedro Italiano, Dávilla, Camila e Venicio
Relatório do evento no modelo da extensão do IFAM:
NEABI: Andrea
MiniLab: Wilson e Claudia
Durante o evento os bastidores:
1ª Mesa: Minilab/IFAM Lábrea
2ª Mesa: NEICAM/UEA
3º Mesa: NETTA/UNIFAP
4ª Mesa: NEPTA/UFAM
5ª Mesa: Alunos – Nonato