Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Agricultores participam de cursos de extensão sobre saúde e análise do solo

Notícias

Agricultores participam de cursos de extensão sobre saúde e análise do solo

Iniciativa visa difundir tecnologia social útil para conhecer, registrar e acompanhar a condição de saúde ou deterioração do solo.
por cgti publicado: 26/07/2016 15h10 última modificação: 26/07/2016 15h10

Agricultores de Presidente Figueiredo participam de Cursos de Extensão sobre Saúde do Solo e análise do solo conhecida como "Cromatografia de Pfeiffer". As atividades são parte do Programa de Extensão do IFAM (PIBEX) e tem como proponentes os professores Etelvino Rocha Araújo (Engº Agrônomo) e Melissa Michelotti Veras (Zootecnista). A iniciativa tem como objetivos trabalhar junto aos agricultores a compreensão do solo como um organismo vivo, composto pela microbiota, por minerais, água, ar e matéria orgânica, além de difundir e democratizar a análise cromatográfica dos solos como uma tecnologia social útil para conhecer, registrar e acompanhar a condição de saúde ou deterioração do solo.

 

Leia mais: A cromatografia de Pfeiffer é um método criado por Ehrenfried Pfeiffer em meados do século XX utilizado como meio para determinar a qualidade de substancias extraídas do solo, compostos orgânicos e alimentos. A Cromatografia de Pfeiffer é um método de análise qualitativa de solos e compostos que pode ser realizado em qualquer lugar a baixo custo e de forma rápida (Jairo Restepro). A Cromatografia de Pfeiffer foi desenhada para observar e testemunhar a vitalidade e equilíbrio dos diferentes componentes que contribuem para a formação e estabilização do solo, enfatizando o papel dos microrganismos na fertilidade do solo.  A leitura da “qualidade de vida do solo” em determinado momento é definida em um cromatograma através da harmonia de cores e desenhos entre todos os diferentes componentes (mineral, orgânico, energético, eletromagnético) do solo.