Notícias
Estudantes de Recursos Pesqueiros acompanham despesca no Sítio Vovô Velinho
A visita técnica ao Sítio Vovô Velinho tinha o objetivo principal de trocar experiências práticas sobre o monitoramento da qualidade de água em viveiros de piscicultura. Contudo, com o surgimento de uma demanda inesperada, os esforços dos profissionais da propriedade foi direcionado para a despesca de emergência. Todavia, a atividade mostrou-se muito produtiva e os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de despesca, abate e expedição de aproximadamente 1 tonelada de tambaquis. Experiências como essa auxiliam a formação de profissionais mais capacitados para atender as demandas de um dos setores produtivos mais importantes do município.
Piscicultura – é o cultivo de peixes em água doce ou salgada. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um hectare cultivado com peixes produz mais do que com qualquer outro animal. Enquanto mamíferos dependem das características do ar para respiração e manutenção da temperatura corporal, o peixe flutua, se locomove e regula sua temperatura interna com mais facilidade em virtude da densidade do seu corpo ser praticamente igual à da água. Dessa forma, os peixes despendem muito pouca energia para realizar suas funções, o que lhes garante maior conversão alimentar. No Amazonas, a atividade aquícola concentra-se fortemente na piscicultura, cujas principais espécies cultivadas são o tambaqui e a matrinxã.
Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.