Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Estudantes de Recursos Pesqueiros georreferenciam piscicultura na BR174

Notícias

Estudantes de Recursos Pesqueiros georreferenciam piscicultura na BR174

Durante a visita técnica foram demonstrados os usos de unidade receptora GPS e teodolito digital, ferramentas empregadas no georreferenciamento e planialtimetria de propriedades rurais
por cgti publicado: 18/11/2016 11h00 última modificação: 21/11/2016 14h22
Show image carousel Demonstração do uso da unidade receptora GPS

Demonstração do uso da unidade receptora GPS

A atividade foi coordenada pelos docentes Heitor Thury Barreiros Barbosa e Etelvino Rocha Araújo, estando inserida nas disciplinas Construções Aquícolas e Noções de Topografia. O objetivo era demonstrar o uso de unidades receptoras GPS, empregadas no georreferenciamento de propriedades rurais, e teodolitos digitais, destinados á estudos planialtimétricos. As atividades foram desenvolvidas na sexta-feira 11/11, na piscicultura do Hotel Cachoeira do Urubuí, localizado à margem esquerda do km 120 da rodovia BR174. Esse exercício contribui para que esses profissionais possam atuar em levantamentos de  campo para projetos técnico-econômicos.

Piscicultura – é o cultivo de peixes em água doce ou salgada. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um hectare cultivado com peixes produz mais do que com qualquer outro animal. Enquanto mamíferos dependem das características do ar para respiração e manutenção da temperatura corporal, o peixe flutua, se locomove e regula sua temperatura interna com mais facilidade em virtude da densidade do seu corpo ser praticamente igual à da água. Dessa forma, os peixes despendem muito pouca energia para realizar suas funções, o que lhes garante maior conversão alimentar. No Amazonas, a atividade aquícola concentra-se fortemente na piscicultura, cujas principais espécies cultivadas são o tambaqui e a matrinxã.

Georreferenciamento – além de ser uma exigência legal para emissão de licenciamentos, o georreferenciamento da propriedade também é importante para o planejamento de empreendimentos rurais. Esses levantamentos subsidiam o desenho das instalações e evitam gastos desnecessários tanto na implantação como na operação das unidades produtivas, otimizando a operacionalização, a longevidade das instalações e a viabilidade técnico-econômica do empreendimento. Dois exemplos simples: em microescala, viveiros de difícil acesso necessitam de mais mão de obra e são mais onerosos e, em macroescala, empreendimentos muito distantes do mercado representam maiores gastos com transporte e conservação da produção.

Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.