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Estudantes de Recursos Pesqueiros recebem treinamento para analisar a qualidade da água na piscicultura
Foram realizadas demonstrações metodológicas sobre o uso de peagômetro digital, disco de Secchi, termômetro de bulbo úmido, colorimetria para aferição da amônia, nitrito e pH e titulação para aferição da alcalinidade, dureza, concentração de gás carbônico e oxigênio dissolvido na água de cultivo. As atividades foram realizadas na terça-feira dia 10 de maio de 2016, de 08:00 as 17:00, no Sítio Nossa Senhora Aparecida, propriedade do Sr. José Alriberto Bezerra da Costa localizada à margem esquerda da rodovia AM-240 km 46. Além de reforçar a vivência em campo, a atividade oportunizou a socialização de conhecimentos e experiências entre todos os participantes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
Qualidade da água – a água é o ambiente onde os organismos aquáticos se locomovem, respiram, se alimentam e excretam seus resíduos. A aquicultura, por se desenvolver nesse tipo de ambiente, pode ser considerada uma das atividades de maior complexidade nas interações entre os meios físicos, químicos, biológicos e climáticos. Dessa forma, a manutenção da qualidade da água, feita através de planos de monitoramento periódicos, torna-se fundamental para a saúde dos organismos cultivados, refletindo-se em crescimento e lucro para o produtor. Tendo em vista que os parâmetros da qualidade da água variam em função da espécie, do estágio de desenvolvimento e da finalidade do cultivo, é recomendado que o aquicultor busque sempre o acompanhamento profissional.
Piscicultura – é o cultivo de peixes em água doce ou salgada. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um hectare cultivado com peixes produz mais do que com qualquer outro animal. Enquanto mamíferos dependem das características do ar para respiração e manutenção da temperatura corporal, o peixe flutua, se locomove e regula sua temperatura interna com mais facilidade em virtude da densidade do seu corpo ser praticamente igual à da água. Dessa forma, os peixes despendem muito pouca energia para realizar suas funções, o que lhes garante maior conversão alimentar. No Amazonas, a atividade aquícola concentra-se fortemente na piscicultura, cujas principais espécies cultivadas são o tambaqui e a matrinxã.
Curso Técnico em Recursos Pesqueiros – inserido no eixo tecnológico de Recursos Naturais, o curso é oferecido pelo IFAM apenas na modalidade subsequente, para quem já concluiu o ensino médio, e tem duração mínima de 18 meses. Atualmente conta com apoio de dois laboratórios para atividades práticas, além dos laboratórios de informática e sala de desenho. Para melhor formação profissional, firmou-se parceria com a maior estação de piscicultura da região norte, o CTTPA, em Balbina. Diante da vocação cada vez maior de Presidente Figueiredo para as atividades aquícolas, o Curso visa auxiliar na formação de técnicos qualificados para atuar na fiscalização, ordenamento, orientação e operacionalização de tecnologias voltadas para a produção aquícola.