Notícias
TCU e Observatório Social do Brasil buscam voluntários para fiscalizar obras de escolas e creches
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), lançou um edital para o cadastro e capacitação de engenheiros(as) e outros profissionais voluntários(as) interessados(as) em participar da Força-Tarefa Cidadã. O objetivo da iniciativa é colaborar na fiscalização de obras de escolas e creches inscritas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Como funciona a iniciativa?
Os voluntários selecionados passarão por um treinamento online oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), capacitando-os para visitar obras, identificar problemas na construção e registrar informações no aplicativo União Cidadã, desenvolvido pelo TCU.
A participação cidadã fornecerá dados essenciais sobre as mais de 3,7 mil obras paralisadas ou inacabadas que integram o Pacto. A expectativa é que a retomada desses projetos possibilite a abertura de mais de 700 mil vagas para crianças e jovens da educação básica e profissionalizante.
Além disso, as visitas realizadas pelos voluntários permitirão o aprimoramento do controle sobre as obras, ajudando a prevenir falhas, evitar atrasos e priorizar ações corretivas em projetos de maior risco.
Quem pode participar?
Podem se inscrever profissionais de diversas áreas que possuam disponibilidade para participar das atividades programadas. Para isso, é necessário ter um dispositivo com acesso à internet (computador, tablet ou celular) e estar comprometido com os princípios de transparência e ética.
Além da experiência adquirida, os voluntários receberão certificados, que podem contar como horas extracurriculares para estudantes.
Inscrições e mais informações
As inscrições podem ser feitas através do link disponível na página do Observatório Social do Brasil. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail forcatarefa@osbrasil.org.br.
Esta iniciativa conta com o apoio da Rede Integrar, do Ministério Público Federal, dos Ministérios Públicos Estaduais e da Controladoria-Geral da União (CGU), alinhando-se ao Plano de Gestão do TCU para o biênio 2025-2026, que prioriza o envolvimento cidadão e a transparência na administração pública.
Para mais detalhes, acesse o site do *TCU* e acompanhe as atualizações sobre a Força-Tarefa Cidadã.