Programas Integrais
Conjunto de projetos contendo ações prioritárias voltadas para o suprimento das necessidades sociais dos discentes. Tem por objetivos Promover ações sistêmicas e articuladas no âmbito dos campi do IFAM voltadas para a garantia da democratização das condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes matriculados no IFAM em todos os níveis e modalidades de ensino, prioritariamente, aos que se encontra em situação de vulnerabilidade social como meio de ações locais em cada campi focadas na atenção integral dos estudantes, de maneira a se consolidar, efetivamente, uma Política de Assistência Estudantil na instituição. Atuar, via projetos integrais, nas causas da evasão e retenção acadêmica, subsidiando financeiramente ações afirmativas e desencadeadoras da elevação dos índices de permanência e êxito em todos os campi do IFAM; Fomentar a implementação de ações relacionadas à permanência e êxito nos campi, via projetos integrais, construídas pelos discentes, docentes e técnicos administrativos, voltadas para as áreas de viabilizando, quando necessário, intervenções sistêmicas;Integrar as equipes multiprofissionais, bem como os profissionais envolvidos nas ações pedagógicas referentes ao enfretamento dos índices elevados de retenção e evasão dos cursos ofertados pelo IFAM; Colaborar para promoção da inclusão social, redução dos efeitos das desigualdades sociais e regionais nos diferentes contextos da Educação Profissional e Tecnológica; Enfatizar a importância do trabalho colaborativo na perspectiva da permanência e o êxito estudantil; Motivar a participação dos estudantes regulares dos diversos cursos e modalidades do IFAM no processo de interação com a sociedade e emancipação do cidadão, através de atividades pedagógicas que contribuam para a formação profissional, inclusão social, geração de oportunidades, melhoria das condições de vida e para o exercício da cidadania; Oportunizar ao estudante a aplicação de conhecimentos acadêmicos em prol da comunidade escolar e da sociedade em que vive, possibilitando, assim, o seu desenvolvimento crítico e consequentemente o seu crescimento humano e profissional; Situar a evasão e a retenção/reprovação como fenômenos que envolvem fatores multidimensionais (culturais, sociais, institucionais e individuais), oportunizando a comunidade escolar não somente seu enfrentamento, mas a descoberta de verdadeiros talentos no âmbito da atenção à saúde, apoio pedagógico, acadêmico, monitoria, psicológico, cultura, desporto, inclusão digital, discentes que possua algum grau de deficiência ou apresente transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, apesar da enorme complexidade que é o IFAM e um de seus principais desafios, o cumprimento da sua função social. São linhas de ações dos Programas integrais:
PROGRAMA DE ATENÇÃO A SAÚDE: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social, com a finalidade de promoção a saúde em regime ambulatorial, incluindo prevenção, tratamento e vigilância a comunidade discente.
PROGRAMA DE APOIO PSICOLÓGICO: visa promover ações de orientação e acompanhamento dos discentes em todos os níveis e modalidade de ensino, com o objetivo de promover o bem-estar psicossocial, colaborando para o desempenho acadêmico, evitando assim, reprovações e evasão escolar.
PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO: proporcionar a interligação entre os profissionais de ensino e os estudantes, numa perspectiva de construção de uma educação de qualidade e transformadora, contribuindo de maneira exitosa para a formação humana e profissional dos estudantes.
PROGRAMA DE APOIO A CULTURA E ESPORTE: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social prioritariamente, em suas atividades culturais e esportivas vinculadas ao IFAM contribuindo para sua formação integral.
PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social, a ter acesso à inclusão digital seja por repasse direto do valor do benefício ou custeio institucional desse serviço ou linha de ação da assistência estudantil.
PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: visa apoiar o (a) estudante, em vulnerabilidade social, portador de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a desenvolver suas atividades educacionais com êxito, garantindo o direito a educação de forma igualitária, justa e equânime, extinguindo qualquer forma de discriminação.
PROGRAMA DE APOIO ACADÊMICO A MONITORIA: Propicia uma importante interação entre os docentes e discentes, contribuindo para o aperfeiçoamento constante das práticas pedagógicas e da qualidade do ensino na instituição, bem como, desenvolve no estudante os princípios da cooperação, garantindo socialização de saberes entre os estudantes não apenas na educação receptiva centrada no professor. O objetivo do programa é minimizar o número de dependência, reprovações existentes no quadro de rendimento escolar.
PROGRAMA DE NIVELAMENTO: Propicia uma importante interação entre docentes, servidores, discentes, campus, contribuindo para o acesso qualitativo do discente ingressante a partir de sua inserção em atividades pedagógicas que proporcionem uma breve revisão dos conteúdos do ensino fundamental ou médio nas disciplinas específicas/pré-requisito do curso em que o discente estiver matriculado (aulas expositivas, oficinas, visitas aos laboratórios, excursões aos departamentos, unidades de ensino; setores de apoio ao discentes, biblioteca entre outros). O objetivo do programa é minimizar o impacto sofrido pelo discente quanto ao estranhamento a forma como o ensino está organizado no campus, conhecimento dos fluxos e processos pedagógicos dos cursos, normas e diretrizes do ensino específico do curso, sistema de avaliação, calendário acadêmico, entre outros, contribuindo para a permanência e êxito do discente.
PROGRAMA DE APOIO E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: visa apoiar financeiramente o (a) discente, prioritariamente, em vulnerabilidade social nas participações em eventos científicos, culturais e esportivos cujo o pré-requisito tenha sido a aprovação de trabalho inscrito, convocação com base em índice de desempenho, record entre outros.