Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > Campus Tabatinga participa da 67ª SBPC/São Carlos

Campus Tabatinga participa da 67ª SBPC/São Carlos

Projeto de Iniciação Científica Jr. do Campus Tabatinga é apresentado na 67ª SBPC/São Carlos

publicado: 11/08/2015 14h23 última modificação: 01/09/2015 16h59

O Campus Tabatinga (IFAM) participou da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, no mês de julho de 2015. Tendo como representantes dois projetos de pesquisas oriundos do Programa de Iniciação Científica Júnior. Um dos projetos é intitulado “Uso e conhecimento sobre espécies vegetais na comunidade de Nova Aliança, Benjamin Constant, AM”, desenvolvido pelo aluno do 2° ano do curso de Agropecuária, Elian Eric Martins, orientado pelo Prof. MSc. Dirceu Dácio.

65° SBPC DIRCEU

A pesquisa tinha como foco a análise dos diferentes usos das espécies vegetais no sistema de produção de agricultores familiares. “Conhecer os diversos usos das plantas é muito importante para o delineamento de alternativas de conservação desses recursos nas comunidades rurais”, enfatizam os autores.

A pesquisa teve como resultados que “o uso e conhecimento de um número (relativamente elevado) de espécies, pode ser considerado tanto um fator de segurança alimentar como ecológica, ante às mudanças ambientais que os agricultores familiares enfrentam ao longo das gerações. Assim, os estudos sobre o uso e conhecimento sobre a diversidade vegetal, demonstram importância ao focalizar as estratégias dos agricultores familiares como mantenedores da agrobiodiversidade”, comenta o Prof. Dirceu Dácio.

Na oportunidade o discente, destaca os elogios que receberam durante a apresentação. “O SBPC é muito importante, onde podemos divulgar nossas pesquisas e interagir com outros estudantes, podendo verificar outras tecnologias que podem ser usadas na nossa região”.

Para o professor orientador Dirceu Dácio, coordenador do curso de Agropecuária, a apresentação dos alunos no evento é de suma importância para a instituição e para o Amazonas. “A participação dos nossos alunos no evento é uma forma de divulgar os nossos projetos científicos, além de proporcionar aos discentes o conhecimento de outros projetos e tecnologias que possam estimular a inovação, com isso beneficiar a região. Agradecemos ao IFAM por financiar o projeto e custear a viagem ao evento, isso demonstra o compromisso com a pesquisa científica e o desenvolvimento da nossa instituição”, destaca.