Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM Campus Tabatinga no combate ao mosquito Aedes aegypti.

IFAM Campus Tabatinga no combate ao mosquito Aedes aegypti.

publicado: 22/02/2016 21h27 última modificação: 22/02/2016 21h27

IFAM Campus Tabatinga no combate ao mosquito Aedes aegypti.

No dia 19 de fevereiro de 2016, discentes do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFAM Campus Tabatinga, orientados pelos professores do campus Marxer Batista, Ercivan Gomes, Joaquim Ferreira e o enfermeiro Gonçalo Filho, participaram da ação nacional em combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação foi realizada nas dependências do campus e nos dois bairros do entorno, Vila Verde e Vila Paraíso. Foi realizada em três etapas: 1º orientação- o profissional da área de saúde do campus, enfermeiro Gonçalo Filho, passou algumas orientações, sintomas e explicou a importância de evitar a proliferação do mosquito; 2º medidas de combate- na área do campus foi realizado o "faxinaço" onde foram identificados os possíveis pontos de focos de reprodução do mosquito e em seguida foram tomadas as medidas preventivas como: trocar a água dos bebedouros dos animais, acondicionar em locais apropriados os pneus, esticar as lonas e destinar corretamente os resíduos; 3º conscientização- nos bairros de Vila Verde e Vila Paraíso, os alunos do Curso de Meio Ambiente saíram de casa em casa prestando informações sobre a ação e as medidas que cada família deve adotar para evitar o nascimento de novos mosquitos, sendo distribuídos panfletos de orientação.

dia D contro o mosquito

Palestra do Enfermeiro Gonçalo Ferreira da Silva Filho

Entrevista aos moradores dos Bairros Vila Verde e Vila Paraíso

Durante a ação, os alunos realizaram algumas entrevistas com os moradores dos bairros visitados. A maioria dos moradores informou que já tinham o conhecimento sobre os males que o mosquito causa, mas até então não tinha sido realizada nenhuma inspeção no bairro por parte do poder público. Também foi informado por eles que não há histórico das doenças causadas pelo mosquito (Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus).

Um dos maiores problemas visualizado no decorrer das visitas foi à quantidade de sujeira nas proximidades das residências, onde roedores, cães e outros animais se aproveitam, assim, gerando um ambiente fértil para procriação do mosquito, além da propagação das doenças já citadas. Vale ressaltar, que o saneamento básico nesses dois bairros é precário.

Na visão dos discentes, a campanha foi satisfatória; consoante à opinião dos entrevistados; porém, esse tema ainda parece ser utópico, uma vez que muitas pessoas pensam que essas doenças nunca chegarão às suas famílias.

dia D contro o mosquito 1

dia D contro o mosquito 2

dia D contro o mosquito 3

dia D contro o mosquito 4

dia D contro o mosquito 5

Reportagem: Discentes Bárbara dos Santos, Ingra Holanda, Renata Graça, Silas Muraiare e Vitória Crystian.