Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM Campus Tabatinga realiza a segunda etapa da mobilização nacional em combate ao mosquito Aedes aegypti.

publicado: 02/03/2016 15h44 última modificação: 02/03/2016 18h22

dia D contro o mosquito 6

Figura 1- Alunos no 1º ano de Meio Ambiente.

No dia 26 de fevereiro de 2016, foi realizada a segunda etapa da mobilização nacional em combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação foi coordenada pelo professor Marxer Batista (Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente) e Gonçalo Filho (Enfermeiro), juntamente com os discentes do 1° ano do Curso Técnico Integrado de Meio Ambiente. A atividade foi realizada no campus e a equipe foi dividida em dois grupos:

- Grupo 1- orientados pelo enfermeiro Gonçalo Filho, o grupo de alunos percorreu em todas as salas de aula e departamentos, levando orientação e fixando os informativos (panfletos) nos murais da instituição.

dia D contro o mosquito 6

Figura 2- Orientação nas salas de aula do campus.

dia D contro o mosquito 7

Figura 3- Orientação nos  departamentos do campus.

- Grupo 2- essa equipe seguiu junto com a equipe da Coordenação de Engenharia e Produção- CEP, para os setores externos do campus (CEP, depósitos, galpões, piscina, jardins, estacionamento e demais dependências) realizando coleta de garrafas, tampinhas, copos descartáveis, vasos de plantas, pneus e demais objetos com potencialidade de acumular água e se tornar possíveis focos de reprodução do mosquito.

dia D contro o mosquito 8

Figura 4- Alunos e funcionários do campus eliminando os possíveis focos de reprodução do Aedes.dia D contro o mosquito 9

Figura 5- Coleta e eliminação de possíveis dos focos de reprodução do mosquito.

Na opinião dos alunos, a continuidade da mobilização é de suma importância, principalmente pelo fato de haver 69 notificações do Zika Vírus (dados da Secretaria de Saúde de Letícia) na cidade colombiana de Letícia, fronteira seca com Tabatinga. Portanto, cada setor da sociedade tem que ser responsável e cumprir com seu papel na prevenção e evitar que isso se dissemine até Tabatinga. E não há melhor exemplo do que começarmos pelo nosso lar, nosso ambiente de estudo e trabalho. Vale ressaltar que o Aedes aegypti também é vetor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus.

Reportagem: Discentes- Elineth Martins, Gabrielle da Silva e Wendy Dayane .