Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM CAMPUS TABATINGA REALIZA DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS EM COMUNIDADES DE PESCADORES EM JUTAÍ E SÃO PAULO DE OLIVENÇA

publicado: 05/04/2016 12h49 última modificação: 05/04/2016 15h18

Mais de 80 famílias de pescadores das comunidades de Arumanduba no município de Jutaí e comunidade de Bom Jesus II em São Paulo de Olivença, receberam nos dias 16 e 20 de fevereiro de 2016 equipamentos para apoio a infraestrutura, logística para pesca, transporte e comercialização do pescado. Esses equipamentos são necessários para completar a cadeia produtiva do pescado nas comunidades, que até o momento era um dos principais entraves.

A solenidade de entrega dos equipamentos nas comunidades foi promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Tabatinga e contou com a presença do Diretor geral do Campus Dirceu Dácio e Engenheiro de Pesca Jânderson Garcez. Também estavam presentes representantes de instituições parceiras como Instituo de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas IDAM, Universidade Federal do Amazonas e Associação Comunitária de Manejadores de Pesca de Jutaí – ACJ.

Os equipamentos doados pelo IFAM foram um microtrator Tramontini 18 com carroceria, um motor rabetta 13 hp e uma rede de pesca para pirarucu.

As comunidades são beneficiadas pelo Projeto de Extensão “FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E AQUISIÇÃO DE INFRAESTRUTURA PARA FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA PESCA E AQUICULTURA NA MESORREGIÃO DO ALTO SOLIMÕES” através de Convênio entre NUPA/IFAM e Ministério da Integração Nacional, onde as comunidades receberam capacitações em Manejo de Lagos com ênfase em acordo de Pesca e Beneficiamento do pescado no fim de 2015, e com previsão de realização de mais 2 cursos para este trimestre.

NUPA TBT 01

Para o Diretor Geral do IFAM Dirceu dácio, o projeto vêm “a fortalecer a cadeia produtiva da pesca nas comunidades rurais dos municípios da região do Alto Solimões, trazendo uma melhoria da renda financeira dessas famílias, além de  fortalecer a segurança alimentar. Também, o projeto fortalece e estreita as parcerias do IFAM Campus Tabatinga junto aos municípios da região”.

NUPA TBT

Para entender melhor como funciona a pesca manejada, no Setor do Arumanduba em Jutaí possuem 85 lagos, desses 64 sendo classificados como de Manutenção, manejo e procriação. São fiscalizados pela própria comunidade e o foco da produção é o Pirarucu e Tambaqui. De acordo com ACJ, em 2015 foram estimados 14.795 pirarucus através da contagem durante as boiadas para respiração que ocorrem cada 20 minutos. A pesca é realizada entre os meses de setembro e novembro, em 2015 foram autorizados pelo órgão ambiental a captura de 576 pirarucus com 65 kg em média. Na comunidade de Bom Jesus em São Paulo de Olivença, a comunidade tem planejado inicio de um Acordo de Pesca após conflitos durante a pesca em 6 lagos de várzea nas proximidades da comunidade. Diante exposto tornou-se necessário a intervenção dos órgãos públicos para resolução dos conflitos, assistência técnica e a orientação para formalização de um acordo de pesca entre as partes envolvidas, a comunidade conta com apoio do IFAM, IDAM e Associações Indígenas, houve uma série de reuniões com os diferentes agentes sociais, onde através de proposta aceita pelos participantes decidiu-se pelo zoneamento da região juntamente com as comunidades vizinhas, afim de permitir a pesca manejada.

Com o apoio do IFAM Campus Tabatinga na infra-estrutura de transporte e estocagem do pescado, monitoramento e acompanhamento do projeto e extensão rural, estima-se uma produção 100 toneladas de pescado por ano nessas comunidades, que tem a pesca como principal fonte de renda (Jânderson Garcez).