Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TABATINGA > Notícias > IFAM Tabatinga realiza cursos de extensão na comunidade indígena de Feijoal no munícipio de Benjamin Constant/AM

Notícias

IFAM Tabatinga realiza cursos de extensão na comunidade indígena de Feijoal no munícipio de Benjamin Constant/AM

por publicado: 20/04/2018 19h27 última modificação: 20/04/2018 19h32

      O Instituto Federal do Amazonas por meio da Coordenação de Engenharia e Produção em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Fomento de Benjamin Constant, realizaram 08/03/18 dois cursos concomitantes de extensão, manejo agroecológico de pragas e doenças agrícolas; e criação de frango caipira e postura na comunidade indígena de Feijoal no municipio de Benjamin Constant/AM.

CEP1.jpg

      O curso teve duração de 8 horas, compreendendo teoria e prática, o objetivo do curso foi proporcionar a este público alternativas para os tornarem menos dependentes de produtos industrializados e lhes garantindo a segurança alimentar, além de reduzir o uso de agrotóxicos na comunidade, produtos que vem se tornando cada vez mais frequente.

CEP2.jpg

      Durante o curso através do diálogo com os indígenas ficou evidente uso indiscriminado de agrotóxicos pelos indígenas. " É evidente e bastante preocupante os relatos dos participantes indígenas o frequente uso de herbicidas no controle de plantas espontâneas e inseticidas no controle de pragas dentro da comunidade. A facilidade em adquirir e a forma incorreta de uso, como, super dosagens e o não uso de equipamentos de proteção individual na aplicação deste produtos são impressionantes. No curso trabalhamos formas agroecológicas de controle destas pragas e doenças, alertamos sobre o efeito destes agroquímicos em seus organismo e no meio ambiente". Jamison Oliveira - Técnico agrícola do IFAM Campus Tabatinga. Novos cursos em parceria com a prefeitura de Benjamim Constant através da SEMAF estão planejados para o mês de Abril, cursos como Cultivo de olericolas em ambiente protegido e Fruticultura Tropical.

CEP3.jpg