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IFAM Tabatinga realiza projeto de extensão em Santo Antônio do Içá

II edição do projeto de extensão “Ciência lúdica”, em parceria com a UEA e SEMED de Santo Antônio do Içá

publicado: 11/12/2018 17h25 última modificação: 11/12/2018 17h26

Nos dias 15 e 16 de novembro, profissionais de educação da rede municipal de ensino e acadêmicos de licenciatura da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, do município de Santo Antônio do Içá, localizado a 224km de Tabatinga, participaram do curso de extensão “Ciência lúdica na região da tríplice fronteira”.

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Em 2017, o curso foi realizado no município de Tabatinga, no qual participaram profissionais de educação do município. Em sua 2ª edição, a ação foi desenvolvida em Santo Antônio do Içá, em parceria com a UEA e a Secretaria de educação do município - SEMED, e contou com a participação de 37 acadêmicos de licenciatura da UEA e 16 profissionais de educação da rede municipal de ensino.

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A ação é uma iniciativa do projeto PIBEX “Ciência Lúdica: Uma proposta integradora em ensino, pesquisa e extensão na região da tríplice fronteira”, sob a coordenação da professora Ma. Roberta Silva de Souza Santana e do Psicólogo Esp. Rui André Ribeiro, que traz como principal objetivo fomentar o desenvolvimento e aplicação de estratégias e ferramentas lúdicas para o ensino.

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O referido projeto de extensão é o desdobramento de um projeto de iniciação científica iniciado em 2015, intitulado “Quimicando” que traz como proposta principal o desenvolvimento e uso de estratégias lúdicas para o ensino de Química junto aos discentes dos cursos técnicos nas modalidades de ensino integrado e subsequente do Campus Tabatinga.

Participaram da equipe de planejamento e execução da ação: Prof. Dr. Maurício Papa de Arruda (IFTM), Profa. Marcela Pereira da Cunha Campos (UEA), Pedagoga Sanderly Dácio Nunes (SEMED), Analista de Sistemas Raimundo Ernane Pires (IFAM), Prof. Esp. Lilian Aparecida dos Santos das Mercês Melo (IFAM), Pedagoga Bruna da Silva Papanoni de Arruda, Aluna bolsista Ana Gabriele dos Santos Simão (IFAM), Aluno voluntário Ricardo da Silva Lima (IFAM), Aluna Arielle Francis o Andrade (IFTM) e Aluno Lucas Martins de Abreu (IFTM).

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De acordo com a profa. Roberta, coordenadora do evento, grande parte do êxito alcançado deve- se a valiosa parceria desenvolvida junto à UEA e SEMED do município. Em sua percepção, o trabalho atingiu o objetivo de contribuir para a divulgação e motivação para o desenvolvimento e aplicação de metodologias capazes de estimular, impactar e melhorar o desenvolvimento e desempenho dos alunos. “Ficamos muito satisfeitos com o empenho e entusiasmo dos participantes. A troca de experiência, que era um dos nossos objetivos, ocorrida entre os Acadêmicos, Professores da Rede Municipal e os ministrantes do curso enriqueceu sobremaneira a atividade”.

Na percepção a pedagoga Sanderly Dácio Nunes, o curso trouxe novas visões acerca do trabalho em sala de aula e possibilitou o conhecimento de atividades diversificadas estimulando o desenvolvimento de práticas lúdicas para a sala de aula.

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A aluna bolsista do projeto, Ana Gabriele dos Santos, destaca que fazer parte da equipe de planejamento contribuiu bastante para sua formação profissional e como aluna, afirma que o uso dessas ferramentas possibilita o estímulo dos alunos e o rompimento do desinteresse que ocorre em sala de aula. “Fico bastante feliz por ter feito parte desta ação, pois bem sei que na sala de aula a falta de comunicação e o desinteresse dos alunos devem ser considerados como fatores de suma importância, e sendo assim, com o uso das atividades lúdicas é possível notar que a curiosidade surge, contribuindo para o aprendizado.”

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O Psicólogo Rui André Ribeiro, coorientador dos projetos, apontou como aspectos principais, o apoio das entidades envolvidas para viabilizar a execução do projeto no município de Santo Antônio do Içá e o acolhimento dos participantes do curso à proposta de ensino. “Ficamos imensamente felizes e satisfeitos ao ver os participantes envolvidos, curiosos, discutindo, questionando e desenvolvendo ideias para a prática docente a partir da proposta do lúdico. Essa conduta proativa fortalece em nós a perspectiva de que estamos fazendo uma contribuição significativa para a educação e que estamos sendo efetivos na devolutiva para a sociedade através de nossas ações no ensino, na pesquisa e na extensão”.

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O Professor Dr. Maurício Papa de Arruda, agradeceu a oportunidade de participar e contribuir, pela segunda vez, com projeto “Ciência lúdica” e destacou alguns aspectos importantes que devem ser observados no desenvolvimento de atividades lúdicas, quais sejam, a jogabilidade, o prazer, o aprendizado e a construção de conhecimento. E ressaltou que o professor tenha sempre uma forma de avaliar o conteúdo abordado a partir da estratégia lúdica adotada.
Alguns profissionais de educação que participaram do curso de extensão expuseram suas percepções e sentimentos acerca da experiência:

“Minha perspectiva sobre estratégias lúdicas mudou na maneira de conduzir os trabalhos em sala de aula, sem pressão, mas estimulando os alunos a participarem voluntariamente”.
Cristiana Braga Aparício (Professora da Escola Estadual Santo Antônio).

“...a ludicidade chama a atenção dos alunos se bem planejada e melhora o processo de ensino e aprendizagem”.
Mirian Azevedo Rodrigues (Professora de Ciências – Escola Municipal de Educação Infantil Frei Diogo).

“O curso foi de fundamental importância para promover o conhecimento sobre como reaproveitar materiais para o preparo de atividades lúdicas de baixo custo, pena que não praticamos”.
Alessandra Marciana dos Santos (Acadêmica de Lic. Ciências Biológicas – UEA – Sto Antônio do Içá).

“Antes de participar do curso não tinha muita noção do que eram atividades lúdicas, e agora me sinto disposta a me aprofundar na temática durante minha vida acadêmica e futuramente”.
Nildiane Santana (Acadêmica de Lic. Ciências Biológicas – UEA – Sto Antônio do Içá).

“...possibilitou ao público conhecer novas maneiras de desenvolver aulas, bem como compreender que o ensino-aprendizagem vai além da sala de aula”.
Gilfany Macário de Souza (Acadêmica de Lic. Ciências Biológicas – UEA – Sto Antônio do Içá).

“...abriu um leque de possibilidades bem como a utilização de várias ferramentas de trabalho”.
José Francisco dos Santos Pinto (Acadêmica de Lic. Ciências Biológicas – UEA – Sto Antônio do Içá).

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A equipe organizadora do projeto demonstrou grande satisfação com a realização das ações propostas e ressaltou o envolvimento do grupo e a importância das parcerias que viabilizaram o planejamento e execução, tais como: PROEX, UEA, SEMED, IFAM Campus Tabatinga e IFTM Campus Paracatu que prestaram apoio fundamental ao projeto.