CHECKLIST

Checklist é uma palavra em inglês, considerada um americanismo que significa "lista de verificações".

Esta palavra é a junção de check (verificar) elist (lista).

 Uma checklist é um instrumento de controle, composto por um conjunto de condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.

 Uma checklist pode ser aplicada em várias atividades, e é usada frequentemente como ferramenta de segurança no trabalho, em inspeções de segurança.  Na aviação, por exemplo, consiste em uma lista essencial que deve ser cumprida antes da decolagem e aterrissagem. Neste caso concreto, deve ser verificado o correto funcionamento de todos os equipamentos, motores, sistemas de comunicação em bordo, etc.

No âmbito das viagens, a checklist é uma lista com as coisas importantes que não devem ser esquecidas antes de fazer a viagem. Podem ser coisas que devem ser guardadas na mala, ou procedimentos que devem ser feitos para viabilizar a viagem (como fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque).

Na organização de eventos como um casamento, uma checklist assume uma importância vital. Existem centenas de detalhes que devem ser planejados cuidadosamente, e por isso é importante ter uma checklist com todos esses detalhes (por exemplo: marcação da igreja, vestido da noiva, empresa de catering, convidados e convites de casamento, etc.). Na internet existem vários modelos de checklist para vários tipos diferentes de eventos.

De acordo com a obra Introduction à la Recherche en Éducation do professor belga Gilbert De Landsheere (que lutou durante 40 anos para melhorar a formação dos professores em todos os níveis de instrução), uma checklist é a expressão mais básica de um questionário pedagógico. Consiste em uma folha de controle, que contém vários comportamentos ou traços, e que tem como objetivo conduzir a uma observação sistemática.

Fonte: http://www.significados.com.br/checklist/

 

No Ifam Reitoria, assim como nos campi o check-list será utilizado desde o início do processo.

Caso algum item do check-list não seja atendido o processo será devolvido para regularização.

Assim, o servidor terá que ter uma atitude pró-ativa devolvendo o processo e buscando buscar  causas dos desvios ou seja não atendimento aos itens constantes no check-list.

Se houver alteração na legislação, esses check-lists deverão ser alterados, cabendo aos Coordenadores que tratam diretamente com o assunto em questão comunicar a Coordenação de Governança e Controle Interno que eles deverão ser alterados para outra versão.

Os citados check-list foram feitos pelos Coordenadores da Pró-Reitoria de Administração – Proad baseado nas Legislação Federal.

Com isso, não vemos impedimentos desses check-list serem utilizados pelos campi,  bem como qualquer unidade gestora dos Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários.

 

 

Mas como foi feito o check-list no Ifam Reitoria?

 

1º Passo:

Reuniões marcadas pelo Reitor com a finalidade de informar que a Pró-Reitoria de Administração – Proad iria incluir a atividade de confecção de check-list.

 

2º Passo:

A Coordenação de Governança e Controle Interno solicitou da Proad a relação das atividades das Coordenações subordinadas à Diretoria de Administração Financeira -DAF.

 

3º Passo:

A CGCI cria o modelo de check-list  do Ifam que será ulizado.

Foi utilizado o modelo de check-list da Advocacia Geral da União- AGU.

 

4º Passo:

De posse das atividades das Coordenações da DAF, foi feito o cronograma das atividades.

 

5º Passo:

A CCGI escolher tratar primeiramente o Departamento de Administração.

 

6º Passo

 

Com base no cronograma, o Coordenador entregava a relação de atividades à  CGCI

 

7° Passo

 

O Coordenador explicou como ele realizava a atividade e com base nessas informações iniciamos o check-list.

 

8º Passo:

 

Utilizamos em grande maioria a legislação para fundamentar o item do check-list.

 

9º Passo: 

Salvar o check-list.


10º Passo:

Encaminhar o check-list para validação na Procuradoria Federal quando se tratar de legislação.

Nos casos em que o check-list, versa sobre sistema, como por exemplo, o SIAFI, solicitamos que o Coordenador ao termino das atividades revisasse juntamente com a CGCI.