Pesquisa e Inovação

Tecnologia em Alimentos

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
DE NOVOS PRODUTOS

O fermentado de açaí é uma bebida alcoólica produzida através da polpa da fruta, caracterizado como seco, meio seco e doce, possui uma coloração vermelha com centro opaco, apresentando teor alcoólico entre 7°GL e 13°GL, com acidez entre 3 e 4. O aroma do produto é proveniente da própria fruta e da levedura selecionada durante o processo de fermentação. A bebida é encorpada e cheia de equilíbrio, seu aroma é agradável, com sabor típico da região do Amazonas.

GRUPO DE
PESQUISA

Segurança Alimentar e Nutricional - Núcleo Integrado de Pesquisa na Amazônia (NIPA)

Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos

Líder: Dra. Lúcia Schuch Boeira

Atua principalmente no desenvolvimento de produtos alimentícios a partir de matérias-primas amazônicas.

Fruto 
poderoso em antioxidantes

O açaí tem se destacado no mercado nacional devido suas qualidades nutritivas e energéticas. Apontado por suas propriedades nutricionais, o açaí é fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. O açaí solteiro (Euterpe precatória) é um fruto nativo da região amazônica muito consumido e que possui muitas propriedades benéficas. Ele é considerado um alimento energético pela alta concentração de lipídios, sendo eles, os ácidos graxos, como: o oleico (Omega-9) e o saturado acido palmítico. Em relação aos poli-insaturados, fazem parte da constituição, também, o acido linoleico (Omega-6) e linolênico (Omega-3), tendo sua predominância de ácidos graxos monoinsaturados. Com isso, a ação desses lipídios é extremamente benéfica, pois atuam na redução de LDL- colesterol (Lipoproteína de baixa densidade) e triglicerídeo sanguíneo sem que afete o HDL- colesterol (lipoproteína de alta densidade) e VLDL (lipoproteína de muito baixo densidade). Alem disso, o açaí é rico em bioativos como as antocianinas, que são pigmentos que desempenham diversas funções no organismo, uma delas é a função antioxidante, que previne doenças degenerativas, capturando os radicais livres. 

TRABALHOS PUBLICADOS

SIDRIM, C. S. ; VIEIRA, D. S. ; FREITAS, P. H. B. ; UCHOA, N. R. ; BOEIRA, L. S. . ELABORAÇÃO DE FERMENTADO DE AÇAÍ ATRAVÉS DA MACERAÇÃO DO CAROÇO. IGAPÓ - Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, v. 12, p. 28-28, 2018. 

BOEIRA, L. S.; BEZERRA, J. A. ; CAD, S. V. ; MAR, J. M. ; SANCHES, E. A. . ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM VINHOS DE AÇAÍ ELABORADOS POR DIFERENTES PROCESSOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

BEZERRA, J. A. ; BASTOS, P. H. F. ; UCHOA, N. R. ; BOEIRA, L. S. ; MAR, J. M. ; RAMOS, A. S. ; MACHADO, M. B. . CHEMICAL DIFFERENTIATION AND EVALUATION OF THE ANTIOXIDANT POTENTIAL OF AÇAÍ WINE BY NMR AND CHEMOMETRIC TOOLS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Patente:

BOEIRA, L. S.; UCHOA, N. R. ; FREITAS, P. H. B. . Bebida alcoólica obtida da fermentação da polpa de açaí e seu processo de produção. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160305179, título: "Bebida alcoólica obtida da fermentação da polpa de açaí e seu processo de produção" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 23/12/2016


ESTRATÉGIA CRIATIVA

A estratégia de divulgação do produto foi inspirada no fascínio e exuberância da Floresta Amazônica. Com o conceito "A arte de apreciar", almeja-se que o fermentado de açaí carregue consigo o espírito de valorização das riquezas naturais e culturais da região: matérias-primas, paisagens, culinária, arte e povo.

Nesta primeira edição, o Fermentado de Açaí Vernissage destaca em seu rótulo a obra CANOAS, acrílico sobre tela 1m x 1m, do artista plático Hamilton Gadelha (servidor do IFAM-CMC).

Quer saber mais sobre esse produto?

Entre em contato com o pesquisador

Dra. Lúcia Schuch Boeira
lucia.boeira@ifam.edu.br



____________

Este projeto de programação visual para o Fermentado de Açaí foi elaborado com apoio do Edital dos Programas Integrais 2019/2 do IFAM - Campus Manaus Centro. Participaram do projeto: o TAE Erlison Soares Lima (coordenador do projeto), a profa. Dra. Lúcia Schunch Boeira (vice-coordenadora), a aluna Catarina de Souza Sampaio (de Tecnologia em Produção Publicitária) e o aluno Manoel João Fernandes Valente Neto (de Tecnologia em Alimentos). Agradecimento: ao artista plástico Hamilton Gadelha (servidor do IFAM-CMC).