Notícias
Equipe do IFAM Campus Parintins Ganha Troféu e Medalhas na XI Jornada de Foguetes
No período entre 07 e 10 de novembro, professores e alunos de todo o Brasil participaram da XI Jornada de Foguetes que foi realizada em Barra do Piraí no Rio de Janeiro.
No período entre 07 e 10 de novembro, professores e alunos de todo o Brasil participaram da XI Jornada de Foguetes que foi realizada em Barra do Piraí no Rio de Janeiro.
XI Jornada de Foguetes tem como objetivo estimular o aprendizado dos jovens de forma lúdica e que colocam a teoria em prática com lançamentos de foguetes feitos com garrafa pet que podem voar até 300 metros de distância com protótipos movidos a combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio.
Resultados:
Entre as 49 Equipes que concorreram na Mostra:
A Equipe do Campus Parintins Ganhou duas Medalhas de Ouro uma em cada categoria:
Categoria: Lançamento de Foguetes de garrafa pet.
6º Lugar em Lançamento com 199,5m.
Categoria: Apresentação do projeto.
7º Lugar na Apresentação Teórica.
Foram premiadas com a medalha de ouro as 10 primeiras equipes.
Além disso, Eles, também, foram premiados com Bronze, pela sua Participação na X Mostra Brasileira de Foguetes e Ouro na III Mostra de Foguetes do IFAM-Campus Parintins.
A participação na XI Jornada de Foguetes 2016 proporcionou aos seus participantes (alunos e professor) conhecimento de novas tecnologias voltadas à atividade de foguetes como estruturas de lançamento com alto poder de pressurização, foguetes com aerodinâmica sofisticadas, ideias de materiais, palestras e orientações, importante conhecimento para o Campus, que participa e desenvolve a atividade da Mostra Brasileira de Foguetes há três anos, tendo resultados significativos nos dois últimos anos.
O desempenho e dedicação das pessoas envolvidas e dos alunos no campus proporciona uma atividade rica em conhecimento científico, pois estimula os conhecimentos alcançados em sala em futuros projetos de lançamento, dando na parte de engenharia como de aeroespacial.
De acordo com o professor Patrik Santos que acompanhou os estudantes durante a Jornada:
“Nesse ano, nossa participação na XI Jornada de Foguetes gerou resultados proveitosos, pois de 49 equipes concorrendo na modalidade 4 – foguetes com propelentes de vinagre e bicarbonato de sódio - o campus alcançou a 6° posição em lançamento, ocupando assim, a classificação de campeão entre os 10 melhores lançamentos da competição, resultado alcançados pelos alunos e pelo apoio dado na III Mostra de Foguetes do IFAM/Campus Parintins. Além desse resultado, observou-se no evento diferentes tecnologias sobre a forma de construir e lançar os foguetes, assim, para o ano que vem serão desenvolvidos oficinas para aperfeiçoar os alunos do Campus nesses pontos que deverão ser melhorados para futuras competições”.