Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Projeto Livro Vivo no Dia do Estudante no IFAM CMZL

Projeto Livro Vivo no Dia do Estudante no IFAM CMZL

por publicado: 20/08/2019 08h56 última modificação: 20/08/2019 08h56

No último dia 12 de agosto, o IFAM Campus Manaus Zona Leste celebrou o Dia do Estudante (11.08) com uma série de atividades recreativas e acadêmicas voltadas aos alunos dos três turnos. A Coordenação Geral de Ensino (CGE) em parceria com o Setor Pedagógico e a Coordenação da Biblioteca promoveram uma rica programação com gincana de conhecimentos gerais, feira de troca, noite dançante e participação especial de alunos egressos.

Para a ocasião, a Biblioteca Professora Amélia de Souza Leal, do IFAM CMZL, organizou a 2º edição do Projeto Livro Vivo, com o tema Egressos do IF no Ensino Superior, quando os alunos do campus tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória acadêmica de ex-alunos.

livro vivo.jpg

A dinâmica desta atividade consiste em dispor os voluntários, neste caso os egressos, como livros em uma biblioteca humana, onde os participantes interessados escolhem aqueles “livros” que mais lhes interessa conhecer as histórias. De acordo com a Coordenadora da biblioteca, Beatriz Pereira Dias, a atividade promove a autoestima dos “livros” voluntários e dos “leitores” participantes, incentivando a troca de experiências acadêmicas e apoiando a escolha profissional dos jovens prestes ao ingresso no mercado de trabalho.

livrovivoo.jpg

Segundo Alanis Santiago, estudante finalista do curso de Paisagismo do IFAM CMZL, o Livro Vivo serviu como um guia norteador para suas escolhas futuras “ Acredito que a atividade serviu para esclarecer duvidas sobre a realidade dentro das universidades. Gostei muito do projeto e me identifiquei muito com a história de alguns egressos”.

meninowylker.jpg

Já para o egresso Wylker Silva, estudante do Curso de Medicina Veterinária do IFAM CMZL e ex-aluno do IFAM Campus Tabatinga, o projeto foi especial “Achei maravilhoso, pois pudemos mostrar não só a árdua caminhada até chegar a faculdade, como também os caminhos que percorremos e as formas de ingresso que existem para nossos cursos”.

livialivro.jpg

Estiveram presentes egressos dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Geografia, Biblioteconomia, Psicologia, Educação Física, Geologia, Engenharia de Software, Ciências Econômicas, Engenharia Química, Arquitetura, Zoologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Engenharia de Pesca, Engenharia Eletrônica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Uninorte, Nilton Lins e do próprio Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

A primeira edição do Projeto Livro Vivo aconteceu em 2017, durante o III Biblioart – CMZL com o tema: profissões.

rafaellivro.jpg