Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Visita Técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã no município de Itapiranga – AM

por publicado: 25/09/2019 14h22 última modificação: 25/09/2019 14h22

No período de 24 a 27 de outubro de 2019, alunos e professores do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFAM – Campus Manaus Zona Leste, realizarão uma visita técnica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, como atividade prática da disciplina de Gestão de Unidades de Conservação. Nestes tempos, em que discute os problemas do desmatamento e das queimadas na Floresta Amazônica, temos a oportunidade, por meio da excursão, de vivenciar o outro lado desta história: amazonenses que cuidam e zelam pela floresta. São famílias que vivem nas comunidades ribeirinhas desenvolvendo seus meios de vida de forma integrada com a natureza.

A excursão tem o caráter transdisciplinar, pois, além de integrar quatro disciplinas: Gestão de Unidades de Conservação; Biologia da Conservação; Fundamentos de Etnobotânica; e Diagnóstico e Análise de Unidades de Produção, possibilita a interação entre os conhecimentos tradicionais e a realidade local. Uma oportunidade rara de promover o diálogo de discentes, docentes, técnicos e comunitários sobre as diferentes condições de desenvolvimento humano e, em especial, de refletir sobre as práticas sustentáveis de produção.

Além do estudo do Plano de Gestão da RDS e do contato com representantes do Conselho Gestor da Unidade de Conservação, serão vivenciadas práticas de: Sistemas Agroflorestais como fixadores de carbono; Turismo de base comunitária com foco na pesca esportiva; Manejo florestal para extração de óleo copaíba; e Produção de alimentos em roças tradicionais.

A visita técnica é fruto de uma parceria do IFAM-CMZL com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), que juntos buscam oportunizar a melhor formação dos estudantes neste importante tema que é a gestão das Unidades de Conservação. Por uma Amazônia melhor e mais justa.

Professores responsáveis:

Prof. Tit. Dr. Philippe Waldhoff, disciplina Gestão de Unidades de Conservação – Coordenador da Visita Técnica.

Profa. Dra. Simone Benedet, disciplina Biologia da Conservação

Prof. Me. Carlos M. S. Paixão, disciplina Manejo Florestal

Prof. Dr. Nailson C. da S. Nina, disciplina Análise de Unidades de Produção

Prof. Dr. Valdely F. Kinupp, disciplina Fundamentos de Etnobotânica