Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > CAMPUS PRESIDENTE FIGUEIREDO > Notícias > Alunos do IADM11 participam de atividade técnica de História na Vila de Balbina

Alunos do IADM11 participam de atividade técnica de História na Vila de Balbina

Estudantes relacionaram diferentes modos de estabelecimento humano no local e as diferentes relações socioespaciais
por cgti publicado: 19/09/2015 13h27 última modificação: 19/09/2015 13h27

Estudantes do IFAM/Presidente Figueiredo, do curso técnico em Administração, modalidade integrado, realizaram nesta terça-feira dia 15 de setembro de 2015, uma visita técnica na Vila de Balbina com o professor de História Leandro Barbosa Freitas.

O objetivo da visita foi proporcionar uma atividade prática para que os estudantes refletissem as experiências de ocupação histórica da Amazônia em geral e, da Vila de Balbina em particular. Lá foram realizadas discussões e passeios pela Vila, onde os estudantes puderam relacionar os vários modos de estabelecimentos humanos na região e debater a historicidade das diferentes relações socioespaciais.

historia_balbina01.jpg

Com uma proposta filosófica e histórica, os estudantes puderam desnaturalizar criticamente os ambientes historicamente construídos, desde criações de pescado e atividades agrícolas observadas ao longo do caminho até as atividades comerciais muito relevantes na Vila, passando pela organização e administração dos lazeres e da educação formal. Além disso, foi debatido e observado como as várias atividades econômicas vão influenciando no modo de vida local. Um dos exemplos observados mais expressivos foi o planejamento espacial da Vila que reflete um tipo de diferenciação social a partir da ocupação profissional dos trabalhadores da usina.