APRESENTAÇÃO
O TEC NEP é uma ação coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação que visa à inserção das Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – PNE – (deficiências, superdotados/altas habilidades e com transtornos globais do desenvolvimento) em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.
OBJETIVOS
A CAPNE Campus Lábrea tem por objetivo preparar a instituição para receber alunos, sejam eles com ou sem deficiência, superdotados e/ou com algum tipo de transtorno, providenciando a adaptação do currículo, da estrutura arquitetônica e a busca por parcerias para que o ambiente escolar seja um espaço acolhedor e que proporcione uma educação de qualidade a todos.
Específicos:
- Propor, assessorar e monitorar as políticas de inclusão, na perspectiva da educação inclusiva;
- Propor projetos referentes à educação especial inclusiva e ao atendimento educacional especializado e a busca de recursos para execução dos mesmos;
- Orientar as adaptações curriculares necessárias conforme as necessidades dos alunos com deficiência em consonância com os fundamentos legais científicos e tecnológicos;
- Assessorar os docentes nas atividades didático-metodológicas e na elaboração dos instrumentos de avaliação no atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas.
- Promover o envolvimento da família do discente com necessidades educacionais específicas nas ações inclusivas, visando sua participação no processo educacional e inserção do educando no mundo do trabalho.
- Assessorar na elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) conforme regulamentação institucional vigente;
NOTÍCIAS
Raquel Batista Canté Prof. Educação Física Coordenadora raquel.cante@ifam.edu.br
Aline da Silva Batista Assistente Social Secretária aline.batista@ifam.edu.br
Raimundo Nonato C. Arruda Téc. em Assunt. Educacionais Membro raimundo.arruda@ifam.edu.br
Lidiane Teles de Amorim Psicóloga Membro lidiane.amorim@ifam.edu.br
Zarife Gomes de Lima Enfermeira Membro zarife.lima@ifam.edu.br
Discente com deficiência conclui curso técnico
30/12/2022 11h37
Primeiro discente com deficiência intelectual a concluir curso Técnico no IFAM campus Lábrea
Notícias
CAPNE Lábrea participa do primeiro desfile cívico
20/09/2024 09h38
A coordenação apresentou as ações de Educação Inclusiva desenvolvidas no campus.
Notícias
Discente acompanhado pela CAPNE conclui Estágio Supervisionado
22/11/2024 09h00
O discente do curso de administração foi acompanhado desde o primeiro ano pela Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas /CAPNE Lábrea.
Notícias
Ações e Projetos Desenvolvidos
ENSINO
Projeto Integral Discente Amigo
Objetivo: Apoiar a inclusão e acessibilidade acadêmica dos estudantes com deficiência do campus Lábrea garantindo sua participação no processo escolar, estabelecendo autonomia, possibilitando assim seu desenvolvimento pessoal e social.
Reunião com os professores da turma do aluno em acompanhamento.
Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda.
Objetivo: Apresentar o perfil do aluno e possíveis estratégias de adaptação de atividade. Foi solicitado uma convocatória de reunião para os professores da turma do 1o AGR para tirar dúvidas, com escuta ativa dos relatos dos professores, suas angústias e possíveis intervenções.
Agenda Escolar para organizar as atividades escolares.
Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda
Objetivo: Estimular/orientar a organização das atividades escolares e manter acompanhamento das tarefas. Com ajuda do Discente Amigo, os alunos organizam as datas de entrega das atividades e depois vão até a sala da CAPNE para realizá-las através de pesquisas na internet, ou atendimentos individualizados com a Pedagoga do AEE e a Cuidadora de Educação Especial.
Ficha Individual de Observação Docente.
Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda
Objetivo: Obter o retorno da observação dos professores sobre os alunos em acompanhamento. Realizar a observação direta e preencher um questionário, o qual será devolvido para a CAPNE.
Plano de Atendimento Individual/PAI.
Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda
Objetivo: Melhorar o desempenho acadêmico em uma disciplina específica e o desenvolvimento de habilidades de estudos mais eficazes. Desenvolver ações para atender as necessidades específicas dos alunos a fim de garantir o acesso aos conhecimentos escolares com autonomia.
Minicurso: Trilhas para a Educação Inclusiva: os alunos em ação
Coordenador: Raquel Batista Canté, Karolyne Jacinto da Silva, Maria Raimunda da Silva Rodrigues.
Objetivo: Minicurso com objetivo de apresentar dinâmicas para sensibilizar os alunos sobre a educação inclusiva utilizando a estratégia e as técnicas de auxílio do Colega Tutor.
Acompanhamento nas atividades esportivas
Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda, Maria Raimunda da Silva Rodrigues.
Objetivo: Incentivar e promover o autocuidado e acesso a prática de atividades físicas sistematizadas, aliadas à frequência escolar e entrega das atividades. É importante que alunos com deficiência tenham a oportunidade de frequentar a Academia, pois além dos benefícios para a saúde física e bem-estar, a academia oferece um ambiente inclusivo onde esses alunos podem se sentir parte de uma comunidade.
Reuniões bimestrais com as famílias
Coordenador: Raquel Batista Canté, Raimundo Nonato Carlos arruda
Objetivo: Estabelecer uma parceria visando a permanecia e êxito dos alunos. A Educação Inclusiva é um processo que exige a participação do maior número de pessoas envolvidas na rotina do aluno, a família é a personagem principal, pois assim podemos ter um retorno mais significativo das propostas implementadas e poderemos fazer os ajustes necessários ou substituição de estratégias, visando sempre o desenvolvimento do aluno. Através de convite mensal no grupo do Discente Amigo, foi proposto fazer um encontro mensal com os pais na sala da CAPNE, para apresentação do relatório de acompanhamento de cada aluno e também ser um espaço de rede de apoio para a família.