Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > AÇÃO DE PROSPECÇÃO DA INCUBADORA AYTY/IFAM/CMZL

Notícias

AÇÃO DE PROSPECÇÃO DA INCUBADORA AYTY/IFAM/CMZL

por publicado: 04/04/2016 14h34 última modificação: 06/04/2016 10h33

Representantes do setor leiteiro de Presidente Figueiredo participaram, na última quinta-feira (31/03), de um encontro para apresentar os principais benefícios e resultados dos participantes do projeto “Balde Cheio” no município de Presidente Figueiredo.  

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola (SEMADA), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (SEBRAE-AM). A proposta é difundir a metodologia de transferência de tecnologia do programa, que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.

A reunião serviu também para discutir as atividades e a programação para 2016, onde participaram órgãos do Governo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Sindicato Rural, para discutir e planejar a programação deste ano.

A incubadora de empresas AYTY/IFAM/CMZL participou do evento com os servidores professor Dr. Marcelo Lobo Paes, professor Me. José Edison Soares Carvalho e com o contador Marivaldo Gonçalves, todos lotados no Campus Manaus Zona Leste.

Na ocasião foi possível visitar a fábrica de laticínios Amazon Nat, um dos participantes do projeto “Balde Cheio” em Presidente Figueiredo, um programa reconhecido como Tecnologia Social que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, FAEA e instituições locais de desenvolvimento rural, nos âmbitos municipais, estaduais e federais.

Considerada modelo de produção sustentável no Estado, a unidade fica no quilômetro 45 da Estrada de Balbina, na Fazenda São José, onde atualmente produz queijos e iogurtes. O rebanho que abastece a fábrica é criado dentro da propriedade através da adoção das práticas de manejo previstas pelo programa “Balde Cheio”, como a utilização de pastejo rotacionado, o qual permite a criação dos animais sem precisar desmatar mais áreas verdes.

Empreendedor e visionário, José Mário, diretor e pecuarista, de forma pioneira no Amazonas, se prepara para a instalação do Pivô Central de Irrigação, um sistema de agricultura irrigada por meio de um pivô. Nesse sistema uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa que em seu centro recebe uma tubulação e por meio de um raio que gira em toda a área circular, a água é aspergida por cima da pastagem. Com cerca de 3 anos de atividade, o empreendimento já determina o ponto de equilíbrio, segundo o próprio empreendedor e a agora a meta de produção a curto prazo é de 2500 litros de leite por dia.

OBJETIVO GERAL: Identificar as oportunidades de negócios em sua localidade de atuação e ampliar a quantidade, qualidade e diversidade das propostas de negócios prospectadas pela incubadora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Promover ações de prospecção realizadas com grupos de pesquisas, instituições e empresas;
  • Manter um banco de ideias;
  • Identificar novas oportunidades de negócios

PARTICIPANTES:

  • PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE FIGUEIREDO
  • SEMADA
  • SEBRAE-AM
  • FAEA
  • IDAM
  • SINDICATO RURAL
  • ADS
  • BASA
  • UFAM
  • UEA

AYTY/IFAM/CMZL

Figura 1: Manejo de vacas leiteiras.

Figura 2: Plantação de milho para silagem.

Figura 3: Servidores Ifam-Cmzl, Diretor e o Zootecnista da empresa Amazon Nat.