Notícias
CURSO QUALIFICA MULHERES PARA ATENDIMENTO TURÍSTICO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Zona Leste IFAM-CAMZL por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parceria com a Associação Mulheres Jasmim certificou na tarde do dia 1º de março, 19 mulheres participantes do curso de Inglês com carga horária de 160 horas, no município de Iranduba distante 20 km da capital.
A Associação de Mulheres Jasmim, criada em 2011 e localizada no bairro Nova Veneza no distrito de Cacau Pirêra, é uma organização não governamental que visa trabalhar de forma educativa e preventiva a violência contra as mulheres por meio da divulgação da Lei Maria da Penha.
Cacilda Viana, fundadora e atual presidente da associação, conta que o trabalho nasceu da experiência vivenciada por mulheres vitimizadas em seus próprios lares e que, fugindo da condição de dependência financeira, resolveram buscar parcerias para um aprendizado que lhes rendesse alguma renda, de forma que não precisassem mais ficar na dependência de seus agressores. Atualmente, a associação oferece a suas associadas, em parceria com instituições de ensino, cursos e oficinas de artesanato, cosméticos, reciclagem, produção de alimentos, costura e limpeza, contou Cacilda Viana.
Presente na solenidade de certificação a Prefeita do Município, Sra. Madalena de Jesus, ressaltou a importância do curso no empoderamento das mulheres em condição de vulnerabilidade, citando inclusive sua própria história de vida, com dificuldades de toda ordem para conseguir se formar. Destacou ainda a importância do inglês no atendimento ao turista, principalmente, na hora da comercialização do artesanato e finalizou convidando as participantes do curso para atuarem como voluntárias, no evento de passagem da tocha olímpica pelo município de Iranduba.