Notícias
Professores do CMZL e FIC/UFAM participam de debate internacional sobre ditadura militar
Os professores Noélio Martins, do Instituto Federal de Educação do Amazonas, Josias Sateré, líder educacional dos Sateré-Mawé, e Renan Albuquerque, da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, farão palestra sobre os impactos da ditadura militar sobre povos indígenas da Amazônia nesta sexta-feira (27/08), às 14h (hora Brasília). O evento reúne estudantes e pesquisadores da América-Latina. A mediação será realizada pela doutoranda Sueli Nascimento, da Universidade Estadual Paulista.
O V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul e o II Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação ocorrem simultaneamente, em ambiente virtual, e são resultado de práticas interdisciplinares. Considerando a temática da reunião, pretende-se trazer à tona a questão da resistência dos Sateré-Mawé, uma das mais numerosas etnias da Amazônia Central (Baixo Amazonas/AM), no âmbito das ditaduras militares brasileiras (Estado Novo/1964-1985).
“Tomamos a historicidade da formação clânica dos indígenas e avaliamos em que medida pressões do Estado Brasileiro concorreram para reconformar estruturas cosmopolíticas dessa nação”, destacou Josias. “Também é nossa meta tratar sobre a problemática de indígenas que estão em situação de rua na cidade de Manaus, entre eles refugiados, migrantes e originários amazônicos”, salientou Martins.
O link para mais informações e acesso à sala virtual é o seguinte: https://doity.com.br/v-coloquio-internacional-dialogosulsul-e-segundo-congresso-internacional-de-pesquisas-e-praticas