Notícias
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019
O recém-inaugurado Campus Avançado de Iranduba, que iniciou suas atividades em setembro de 2019, promoveu para seus alunos e servidores, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão, uma noite palestras com temas alusivos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que trouxe como tema do ano de 2019: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o desenvolvimento sustentável”.
O ciclo de palestra foi iniciado com a fala do Diretor Geral do Campus Avançado de Iranduba, professor Jorge Nunes Pereira, que abordou o tema “Desafios para a interiorização da educação profissional no Amazonas”. Tendo sido diretor de outros Campi do IFAM nas cidades de Manaus (Campus Zona Leste), Lábrea e Humaitá, o diretor Jorge Nunes apontou que um dos maiores desafios se refere ao custo amazônico e a logística complexa que se enfrenta nas regiões de nosso estado. O diretor também destacou a importância de se interiorizar a educação profissional através dos Institutos Federais, os quais possibilitam a permanência de seus alunos dentro da Instituição desde o ensino básico (através dos cursos FIC) até os cursos de stricto sensu oferecidos nos mais diversos Campi do Instituto.
A segunda palestra da noite foi proferida pelo Professor-Doutor Adelino Antônio Ribeiro da Silva, docente adjunto da Universidade Federal do Amazonas, o qual abordou o tema “Ciência Cidadã: sugestões de abordagens pedagógicas-curriculares” explanando sobre como o conhecimento da ciência é um diferencial para o entendimento das variações econômicas pelas quais os mercados passam. Na sua fala, o Professor-Doutor Adelino Ribeiro destacou que a entropia estudada no campo da física através da termodinâmica pode ser percebida no mercado econômico através da desordem pela qual nota-se que as cidades passam.
Encerrando a noite, o Diretor Presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus, o engenheiro civil Manoel de Castro Paiva, trouxe a palestra intitulada “Mobilidade Urbana Integrada na Região Metropolitana de Manaus”, destacando que o desafio atual do Instituto é promover a mobilidade urbana pensando fundamentalmente na necessidade de melhoria dos transportes públicos coletivos, os quais possibilitam a locomoção da maioria da população de Manaus e regiões. Aluno egresso da antiga Escola Técnica, atualmente IFAM Campus Centro, na sua fala, o Diretor Presidente também destacou a importância de haver um planejamento de embarque e desembarque, bem como de integração de passagem para aqueles que vêm e vão das regiões metropolitanas para Manaus.
Encerrando a noite, o Diretor Geral Jorge Nunes agradeceu aos palestrantes pela contribuição e disponibilidade para atender ao evento e enfatizou a importância de desde o primeiro ano de funcionamento, o Instituto promover e conscientizar sobre a necessidade de se fazer e divulgar a ciência através da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.