Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > PARINTINS > Notícias > IFAM realiza ações de prevenção a COVID em comunidades tradicionais

Notícias

IFAM realiza ações de prevenção a COVID em comunidades tradicionais

publicado: 22/07/2020 10h31 última modificação: 23/07/2020 12h55

Como uma das atividades do projeto de Extensão "Ação interdisciplinar do IFAM Campus Parintins para a prevenção da COVID-19 e a promoção da saúde física e mental em tempos de pandemia" iniciou no dia 15 de junho a produção de sabão líquido e em pedra com o emprego de óleo de cozinha utilizado.

As primeiras comunidades visitadas para a realização das orientações de prevenção e oficina de produção de sabão foram as da Região Valéria, no dia 17 de junho. Amanhã, dia 24 de julho, a equipe estará nas comunidades do Paraná de Parintins e Parintinzinho  atendendo aproximadamente 100 famílias.

Covid Projeto Extensão compac.png

A produção do sabão está sendo coordenado pela professora Dra. Vera Lucia Marinho com a participação dos membros da equipe. Segundo a ela, o produção de sabão a partir do óleo de cozinha usado contribui para a renda familiar, pois economiza na compra do produto e ajuda na preservação do meio ambiente, pois evita que aproximadamente 100 litros de óleo de cozinha usado seja  descartado de forma inadequada.

O sabão vai integrar o kit que será entregue nas comunidades ribeirinhas tradicionais da região da Valéria, Paraná de Parintins e região do Murituba/Gleba de Vila Amazônia. No kit vai constar a distribuição de mais de 2.000 máscaras de tecido e 1.000 cartilhas contendo informações sobre higiene, saúde mental, produção de hortaliças e produção de sabão caseiro com óleo de cozinha usado.

As hortaliças que serão entregues aos hospitais do município de Parintins e estão sendo produzidas pelo Setor de Produção do IFAM. As ações dessa atividade iniciaram no mês de maio com o plantio das sementes para a produção de mudas, seguida da plantação das mudas que estão acontecendo desde o início de junho sob a coordenação do técnico e mestre Elias Costa e Lucas Vinícius Oliveira com a participação dos servidores terceirizados.

O coordenador do projeto, o enfermeiro Reidevandro Pimentel, agradece ao proprietário da Hiper Panificadora que fez a doação do óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão.

Equipe do Projeto Lias Costa, Vera Lucia Marinho, Kleber de Britto, Lucas Vinícius Oliveira, Kildery Alex Serrão, Érgison Azevedo, Raianne Rodrigues, Manoel Ferreira Falcão, Juan Redley Tavares e Maria Francisca Morais de Lima.