Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > Campus Manaus - Zona Leste > Notícias > Projeto SOLAGRO no IFAM – Campus Manaus Zona Leste

Projeto SOLAGRO no IFAM – Campus Manaus Zona Leste

por publicado: 30/05/2017 13h33 última modificação: 30/05/2017 13h33

Os alunos do 3º ano do curso integrado de Agropecuária do IFAM – Campus Manaus Zona Leste participaram entre os dias 09 e 26 de maio do curso “ Energia Solar: aplicações para a agropecuária” promovido pelo Projeto SOLAGRO, que visa desenvolver por meio da metodologia de Aprendizagem por Projetos um aprendizado mão na massa com resolução de problemas e construção de protótipos demonstrativos do uso da energia solar na agropecuária.

O projeto SOLAGRO é uma iniciativa das alunas do MPET Denise Barroso (Pedagoga), Eliane Valentim (Lic. Física) e Lucielen Nascimento (Engenheira Elétrica) durante a disciplina Aplicações da Tecnologia no Ensino da Profa. Dra. Andrea Mendonça.

Os alunos construíram protótipos de irrigador solar, placas fotovoltaicas, sistema de conforto térmico para pintos de um dia e irrigação com uso de energia solar fotovoltaica, todos com materiais de baixo custo, além de demonstração de como funciona uma placa solar comercial.

Os resultados foram surpreendentes, pois demonstraram que tornar o ensino prático e desafiador por meio de projetos promove a cooperação, o envolvimento e desenvolvimento de diversas outras competências sociais e intelectuais, que sintetizam tudo o que gostaríamos que alcançar com alunos adolescentes.