Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2019 > Alunos do IFAM-CITA participam de evento científico nacional

Alunos do IFAM-CITA participam de evento científico nacional

Alunos dos Cursos Integrados de Informática e Administração apresentam os resultados de suas pesquisas em evento nacional

por publicado: 01/10/2019 15h24 última modificação: 29/05/2020 13h25

WhatsApp Image 2019-09-25 at 08.43.13.jpeg

Entre os dias 25 e 27 de setembro, a cidade de Maceió recebeu o I Encontro Nacional de Linguística Aplicada que contou com a participação e apresentação dos resultados de pesquisas de alunos dos Cursos Técnicos de Informática e Administração, ofertados na modalidade Integrada no Campus Itacoatiara.

Os alunos puderam socializar seus achados científicos a respeito dos Vestibulares Seriados aplicados no Estado do Amazonas. Apresentação essa que contou com um grande elogio da comissão organizadora do evento em razão da qualidade do trabalho e também pelo fato dela ter sido realizada por alunos de nível médio.

Para a aluna Maria Eduarda Paiva participar do evento foi indescritível, já que, segundo ela, "participar desse encontro foi uma experiência incrível tanto para minha vida pessoal como profissional. O aprendizado adquirido através das palestras e simpósios foram muito importante para o meu conceito e visão sobre a Língua Portuguesa". Além do evento, a referida aluna também falou sobre a oportunidade de ter viajado ao Nordeste do país. "Conhecer a cultura nordestina e ter relação com a população de Maceió foi incrível", disse.

WhatsApp Image 2019-09-28 at 10.24.41.jpeg

O aluno do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Informática, José Rui Pedraça Neto, também avalia positivamente a experiência de ter participado desse evento. "Participar do ENALA foi uma experiência renovadora devido à variedade de pesquisas, modalidades e trabalhos científicos relacionados ao campo da linguística, pude apreender a perspectiva dos trabalhos de diversos lugares do Brasil e assim ganhar experiência tanto a área da linguística como em pesquisas científicas".

WhatsApp Image 2019-09-28 at 10.26.11.jpeg

Sobre o estudo apresentado

Ambos os trabalhos tratavam de uma investigação acerca dos vestibulares seriados aplicados no Estado do Amazonas. A aluna Maria Eduarda, apresentou sua pesquisa sobre o perfil das questões de Língua Portuguesa das provas aplicadas entre os anos 2013-2017 pelo PSC/UFAM. Já o aluno José Rui socializou os resultados do seu estudo também sobre o perfil das questões de Língua Portuguesa no mesmo período de 2013-2017, porém relacionado ao SIS/UEA.

Sobre o evento

Organizado pelo Grupo de Estudo Ensino e Aprendizagem de Línguas, diretório CNPQ, teve como eixo norteador o tema “Estudos Discursivos das Práticas de Linguagem”, com o intuito de proporcionar reflexões sobre os desafios que emergem das pesquisas em Linguística Aplicada na contemporaneidade, possibilitando, assim, encontros e diálogos que possam contribuir para a formação intelectual e humana de toda a comunidade nacional. A programação do I ENALA esteve estruturado a partir de palestras, mesas- redondas, minicursos, sessões de comunicação oral e apresentações culturais.