Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Discentes do IFAM Itacoatiara fazem visita técnica a estaleiro

Notícias

Discentes do IFAM Itacoatiara fazem visita técnica a estaleiro

publicado: 24/05/2016 15h53 última modificação: 24/05/2016 16h06

Nos dias 19 e 20 de maio, discentes do curso técnico subsequente de Administração (turmas do vespertino e noturno) do Campus Itacoatiara, do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), estiveram realizando uma Visita Técnica ao Estaleiro da empresa Hermasa - Navegação da Amazônia, com o objetivo de conhecer o sistema de gestão ambiental (SGA), adotado pelo Grupo AMaggi, gerente do referido estaleiro, sobretudo, as práticas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos.

A visita, que foi organizada pela professora Ana Rita Braga, da disciplina Ambiente, Segurança e Saúde, por meio da Coordenação de Extensão do Campus, ocorreu em três escalas de ida à empresa, na própria sede do município de Itacoatiara, sendo cada uma com, no máximo, 13 alunos participantes, e duração de 4 horas.

Para a cursista Adriane Barreto, a ocasião foi bastante proveitosa. “Esse momento foi de grande relevância para os alunos, pois os estudantes conheceram como os conteúdos teóricos aplicados em sala de aula são desenvolvidos na prática, é também agregou conhecimento sobre a política ambiental da empresa e a sua importância não somente no contexto ambiental, mas também, no social e econômico”, destacou Adriane.

A professora orientadora da atividade avaliou de modo satisfatório a oportunidade de aprendizagem: “Foi importante para conhecer as atividades econômicas do Grupo Amaggi em Itacoatiara. Conhecemos apenas o Estaleiro da empresa, mas deu uma ideia das demais atividades. O Grupo desempenha seu trabalho atendendo aos requisitos legais e, além disso, possui selos como o ISO 14001, de Sistema de Gestão Ambiental, RTRS e ISCC, que garantem que suas atividades são realizadas respeitando o meio ambiente. Os alunos ficaram muito entusiasmados com a visita, não é para menos! pois puderam observar os conteúdos teóricos, que aparentemente parecem utópicos e não factíveis de serem aplicados. Na prática, proporciona a consolidação da aprendizagem, trazendo significado às aulas. Foi muito interessante a integração de segurança e meio ambiente, pela qual os alunos passaram, pois deu a ideia de como a empresa é comprometida com o meio ambiente e a segurança dos colaboradores”, explicou Braga.

Conforme ainda a avaliação da orientadora, a escolha do empreendimento para auxiliar no aprimoramento da visão profissional dos estudantes, embora em curto prazo, foi bem acertada. “Depois da integração conhecemos as instalações do Estaleiro: galpão, escritórios, estação de tratamento de esgoto (ETE), central de resíduos sólidos e separadores de água e óleo. Destaco ainda, que fomos bem recebidos, em todas as três visitas, pelo analista ambiental da empresa, Vinicius Sene, do setor de sustentabilidade ambiental, e por seus colegas. Foi possível perceber que as pessoas têm orgulho em trabalhar nessa Empresa. Os meninos saíram da atividade já perguntando quando seria a próxima visita. Enfim, obrigada, Hermasa Nevegações, por nos receber e proporcionar momentos de aprendizagem para nossos alunos”, finalizou Ana.