Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > ITACOATIARA > Notícias > Notícias antigas > 2017 > IFAM Campus Itacoatiara participa de ação de sensibilização ambiental referente ao dia da água

publicado: 29/03/2017 11h21 última modificação: 29/05/2020 13h26

No último fim de semana, foi promovida a atividade que concluiu a Semana da água, realizada pela Amaggi Navegação em parceria com o Instituto Federal de Educação do Amazonas – Campus Itacoatiara (IFAM - CITA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Itacoatiara.

A referida atividade consistiu em sensibilizar, além dos colaboradores da Amaggi Navegação, a comunidade do município de Itacoatiara sobre o uso racional da água e os impactos causados pelo descarte de resíduos em fontes hídricas. Para isso, o IFAM – CITA junto com equipes das instituições realizadoras do evento estiveram na comunidade do bairro Jauari, incluindo os moradores ribeirinhos e trabalhadores de embarcações, a fim de repassarem orientações e informações básicas acerca do tema em questão.

A Semana da água, que está em sua segunda edição, contou ainda com a realização de palestras pela UFAM e SEMMA no estaleiro Amaggi Navegação, enfatizando a necessidade de cuidados com o precioso líquido.

Para a discente do Curso Técnico de Meio Ambiente, do IFAM – CITA, Ediane Matos, a ação desenvolvida tem um grau de importância determinante, principalmente no aspecto educativo das pessoas. “A água é um bem necessário para a vida, as campanhas de conscientização são importantes para contribuir com a manutenção desse recurso natural. Ações como a do grupo Amaggi e parceiros destaca a relevância da educação ambiental sobre a coleta dos resíduos e sua destinação, a fim de preservar aquilo que temos de mais precioso que é a água”, ressaltou Ediane.

De acordo com o Analista ambiental da Amaggi Navegação e coordenador do evento, Vinícius Mendes, a atividade de orientação e informação vai ao encontro da necessidade de uma mobilização diária de preservação: “O evento foi muito bom para promover a sensibilização do uso racional da água, junto aos colaboradores da Amaggi Navegação e também com a comunidade itacoatiarense, mostrando os impactos que o homem causa em relação ao consumo da água, e o que se pode fazer no dia a dia e no ambiente de trabalho para contribuir com a preservação dos recursos naturais, multiplicando exemplos para os nossos amigos, familiares, vizinhos etc.”, finalizou o Analista.