Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Campus Tefé realiza semana de Ação do Programa Saúde na Escola

Campus Tefé realiza semana de Ação do Programa Saúde na Escola

por publicado: 26/02/2018 17h13 última modificação: 26/02/2018 17h13

Campus Tefé realiza semana de Ação do Programa Saúde na Escola

A Equipe Multiprofissional do IFAM campus Tefé formada pela Nutricionista Renata Gomes, Enfermeira Eudiane Mendes, Técnico de Enfermagem Sebastião Queiroz e Professora de Educação Física Raquel Canté realizaram com os discentes, de 19 a 23 de fevereiro, avaliações para detecção e prevenção de agravos à saúde e doenças.

O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.

A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda do Programa Saúde na Escola, que realizaram as seguintes ações:

1 - Avaliação Antropométrica

2 – Atualização do Calendário Vacinal

3 – Detecção Precoce de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)

4 – Detecção Precoce de Agravos de Saúde Negligenciados (Prevalentes na Região: Hanseníase, Tuberculose, Malária etc.), bem como a Presença de Asma Brônquica ou outras Doenças Crônicas

5 – Avaliação Oftalmológica

6 – Avaliação Nutricional

7 – Avaliação da Saúde Bucal

Controle da pressão arterial

Peso

Avaliação Oftalmológica

Avaliação bucal com a Cirurgiã Dentista Mayana Barbosa da Silva Queiroz da UBS Dr José Lins.