CAMPUS TEFÉ
Em 2014, o Estado do Amazonas foi contemplado com quatro novos campi, distribuídos nas mesorregiões localizadas nos municípios de Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara e Tefé. O compromisso público de interiorização da educação profissional se estabelece na região, de forma concretamente incisiva. Os cursos oferecidos devem estabelecer sintonia com os arranjos produtivos de cada localidade, a fim de que venham a contribuir para o efetivo desenvolvimento socioeconômico da região.
O Campus Tefé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas integra o programa de expansão da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na região norte do país. Os objetivos do plano de expansão preveem a ampliação dos espaços de formação profissional e a elevação do nível de escolaridade de um número cada vez maior de jovens e adulto, principalmente dos municípios da região do Médio Solimões.
Assim, o Campus Tefé foi criado na Expansão III em parceria com a Prefeitura Municipal de Tefé. Suas atividades administrativas e didático-pedagógicas tiveram início no dia 1º de abril de 2014, com um quadro composto de 200 (duzentos) alunos, 16 docentes, 05 técnicos-administrativos, 01 colaborador, no prédio cedido pela prefeitura, anexo da Escola Municipal Professor Luzivaldo Castro situado rua João Stefano, nº 625 – Bairro Juruá. Inicialmente, cinco turmas foram ofertadas: duas na Forma Integrada - Administração e Informática, e três na Forma Subsequente - Administração, Contabilidade e Informática.
Em 2019, com cinco anos de atuação no município, o Campus Tefé oferta Cursos Técnicos nas Formas Integrada e Subsequente nos Eixos Tecnológicos em: Gestão e Negócios: Curso Técnico de Nível Médio em Administração e Secretariado; Informação e Comunicação - Curso Técnico de Nível Médio em Informática; Recursos Naturais - Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária e o curso Técnico de Nível Médio em Orientação Comunitária, forma subsequente, do eixo de Desenvolvimento Social.
Além dos Cursos Técnicos, o campus dispõem do Curso de Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação (Educação no Campo, Filosofia da Educação, História, Cultura Africana e Afrobrasileira, Educação Profissional e Tecnológica) por meio de parceria com a Universidade Aberta do Brasil - UAB na modalidade Educação à Distância (EAD). São contabilizados 283 alunos do Ensino Médio Integrado, 96 alunos da Forma Subsequente, 29 graduandos e 189 Pós-graduandos, matriculados em maio de 2018.