Notícias
Setembro Amarelo: Pela Valorização da Vida!
Setembro é um mês para refletir sobre a saúde mental e agir em prol da vida e da prevenção do suicídio, um tema que ainda carrega estigmas. O dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a luta e a conscientização acontecem ao longo de todo o ano e atualmente, o Setembro Amarelo se destaca como a maior campanha contra o estigma do mundo, em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”
O ambiente educacional é fundamental para a disseminação de informações, quebra de tabus e redução de estigmas, especialmente em relação à saúde mental. O IFAM, ao abordar tais temas, cria um espaço propício para que os estudantes se sintam à vontade para buscar e oferecer ajuda. Isso não apenas favorece o bem-estar individual, mas também fortalece a comunidade como um todo.
Nesse sentido, nos dias 19 e 20 de setembro, o IFAM – Campus Itacoatiara promoveu uma série de palestras, rodas de conversa e orientações psicológicas para seus estudantes. Essas atividades foram planejadas para orientar sobre como lidar com as emoções e desafios, além de indicar onde buscar apoio de profissionais especializados em saúde mental.
A ação voltada para a saúde mental e valorização da vida teve a parceria do Departamento de Assuntos Estudantis (DAES/IFAM) e da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN/IFAM), destacando a importância do trabalho multiprofissional e colaborativa na promoção do bem-estar da comunidade acadêmica. O evento foi conduzido pelas psicólogas Renata Martins e Franciane Santos, que, com suas abordagens didáticas, exploraram temas essenciais e desconstruíram mitos sobre a saúde mental.
O IFAM – Campus Itacoatiara ao integrar a saúde mental no cotidiano escolar, reafirma seu compromisso com a formação integral dos estudantes, promovendo uma cultura de apoio e empatia. Por fim, agradecemos a parceria entre o DAES e a PROEN, que foi essencial para o sucesso do evento e para a construção de um ambiente mais saudável, incentivando a participação ativa da comunidade acadêmica e promovendo um espaço seguro para a troca de experiências e o diálogo sobre o tema.