Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > Alunos do Campus Tefé visitam a Reserva Mamirauá

Notícias

Alunos do Campus Tefé visitam a Reserva Mamirauá

IFAM Campus Tefé
por publicado: 04/03/2016 10h15 última modificação: 04/03/2016 10h17

Alunos do Campus Tefé visitam a Reserva Mamirauá

Os alunos Caio Enoque Nascimento, Francisco Lucas Sena e Jessé Oliveira Martins, do 2º ano de Informática e Jeandrisson Breno e Mônica Nonato, do 3º ano de Administração, acompanhados dos professores Martinho Corrêa e Higson Vaz, visitaram, no último dia 27, a Reserva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável  Mamirauá.

O passeio foi resultado da premiação dos vencedores da 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Médio Solimões, realizada em outubro de 2015, pelo IDSM, que teve como vencedores nas categorias ‘Trabalhos de montagem + informativos’ e ‘Trabalhos aplicados’, respectivamente, os projetos ‘Fibra Óptica’ e ‘Sabores de Tefé’, desenvolvido pelos alunos e professores do Campus Tefé.

O grupo composto por 10 jovens, incluindo alunos premiados das escolas estaduais do município, teve uma experiência rica durante o passeio. Durante a visita à reserva, o grupo de alunos também assistiu a uma palestra com João Valsecchi do Amaral, diretor Técnico Científico do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em que expôs aos jovens, mais informações sobre as ações de pesquisa e manejo do Instituto Mamirauá.

Para o professor de filosofia do Campus, Martinho Correia, orientador do o projeto “Sabores de Tefé”, que venceu o primeiro lugar na categoria “Trabalhos Aplicados” e acompanhou seus alunos no passeio, “a premiação, além de ser um reconhecimento ao envolvimento e dedicação dos alunos, também ofereceu a oportunidade de conhecerem ações realizadas na região onde vivem.”

Para o aluno Francisco Lucas Lima Sena, 16, a viagem foi uma experiência gratificante, porque além de transmitir mais conhecimento sobre a cultura e a fauna da região, também foi possível analisar as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento das pesquisas desenvolvidas na Reserva de Uacari. Segundo ele, sente-se honrado por ter ganhado a feira de ciências juntamente com seus colegas e ter  desenvolvido um projeto que demostrou de uma maneira simplificada o uso da fibra optica.

O passeio incluiu,  ainda, a visita à Pousada Flutuante Uacari, passeio de canoa e trilha pela floresta

Feira de Ciências

Os alunos apresentaram seus trabalhos na 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Médio Solimões, na sede do Instituto Mamirauá, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Tefé (Am), realizada em 21 de outubro de 2015.

Participaram da feira seis escolas, com 30 projetos inscritos, envolvendo 54 estudantes. Os participantes se inscreveram em três categorias: Investigatório, Montagem ou Informativo, e Aplicado. Os dois melhores projetos de cada categoria foram premiados durante o evento.