Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > TEFE > Notícias > IFAM Campus Tefé e SEBRAE promovem atividades no município de Caiambé

Notícias

IFAM Campus Tefé e SEBRAE promovem atividades no município de Caiambé

por publicado: 10/12/2015 10h13 última modificação: 10/12/2015 10h13

IFAM Campus Tefé e SEBRAE promovem atividades no município de Caiambé

Moradores e agricultores familiares do Distrito do Caiambé, localizado no município de Tefé, participaram de  Seminário de Produção de Mandioca  e do Dia de Campo eventos promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tefé, nos dias 25 e 26 de novembro.

Durante o Seminário realizado no dia 25, o engenheiro agrônomo do IFAM, Paulo Roberto Nunes de Menezes,   ministrou uma palestra sobre "Sistema de Produção de Mandioca para o Estado do Amazonas", no qual expôs a importância da cultura da mandioca no Estado do Amazonas nos aspectos econômicos e sociais e, além disso   expôs informações sobre preparo do solo, calagem, cultivares, adubação de plantio, controle de plantas daninhas, adubação de cobertura, épocas de colheita, qualidade da raiz e armazenamento de maniva semente.

No Dia do Campo realizado no dia 26, o engenheiro agrônomo Paulo Roberto, incentivou a produção e deu  explicações sobre o sistema: seleção de mudas, espaçamento,  calagem, adubação, capina, controle de pragas, doenças e produtividade

O sistema apresentado pelo engenheiro do Ifam durante o Seminário foi  desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomico Miguel Dias Costa da EMBRAPA Amazônia Ocidental. Outras palestras foram ministradas durante as atividades:  Miguel Dias Costa-EMBRAPA Manaus- Adubação Verde; Joselito Embrapa-Cruz das Almas-Bahia e Certificadora IG-Espirito Santo (Indicação Geográfica da Farinha do Uarini).

Estavam também presentes nas atividades, a senhora Geane Soeira, gerente do Sebrae em Tefé e o professor Manoel Erinelson,  Coordenador do Sistema de Produção de Mandioca para a região Médio-Solimões. Ao todo 140 agricultores participaram das ações.

Por Larissa Marine
Setor d e Comunicação