Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > A equipe de saúde do Ifam Campus Lábrea realizou a pesagem e verificação da estatura de alunos das turmas do integrado e subsequente

A equipe de saúde do Ifam Campus Lábrea realizou a pesagem e verificação da estatura de 285 alunos das turmas do integrado e 128 alunos das turmas do subsequente
publicado: 02/03/2016 10h00 última modificação: 10/03/2017 11h28

A equipe de saúde do Instituto Federal do Amazonas, Campus Lábrea, formada pela enfermeira Zarife G. Lima, o técnico de enfermagem Talles W. Silva e a nutricionista Pâmila F. Monteiro, realizou a pesagem e verificação da estatura de 285 alunos das turmas do integrado (123 meninas e 162 meninos) e 128 alunos das turmas do subsequente (92 meninas e 36 meninos) do referido campus, onde o objetivo principal foi conhecer o estado nutricional dos alunos, e para isso, foi calculado o Índice de Massa Corporal de todos.

É importante frisar, que desde 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), preconiza o uso do índice de massa corporal (IMC) na avaliação do estado nutricional, o qual deve ser avaliado de acordo com a idade e sexo.

Para o diagnóstico nutricional dos alunos com idade entre 14 a 19 anos incompletos, utilizou-se as curvas desenvolvidas pela OMS (2007) – “Percentil IMC por idade”. O diagnóstico dos demais alunos, se deu apenas pela classificação do IMC para adultos, uma vez que não estudam pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Os resultados foram bem satisfatórios, pois a maioria dos estudantes encontram-se em estado de eutrofia, porém, não devemos descartar a hipótese da existência de problemas relacionados com maus hábitos alimentares nesta população.