Notícias
Pesquisadores de Ufam e Ifam iniciam o semestre lançando novo livro sobre pessoas em situação de rua de Manaus
Os professores Noélio Martins, do Instituto Federal de Educação do Amazonas, e Renan Albuquerque, da Universidade Federal do Amazonas, lançam nesta semana de início de semestre letivo o livro “Baldios – Trajetos de Dor e Resistência em Manaus” (EDUA/Alexa Cultural). A obra é o segundo volume de uma série de três produções científicas sobre pessoas em situação de rua em Manaus.
O livro é gratuito em formato ebook e já pode ser baixado no link a seguir: https://www.academia.edu/attachments/68670760/download_file?st=MTYyODYwNzc4NiwxOTEuMTg5LjAuMjIzLDQyNjcxNzkz&s=profile ou ainda acessado livremente por meio do site https://ufam.academia.edu/RenanAlbuquerque/Books.
A versão impressa será distribuída para a compra até o fim de agosto, no site da Editora Alexa Cultural/SP, e em setembro diretamente na Livraria do Largo de São Sebastião, Centro, em Manaus. O prefácio de Baldios – Os Invisíveis Desapossados do Mundo é assinado pelo Prof. Dr. Estevan Bartoli (UEA) e a apresentação é da bacharela em Serviço Social, Jalna Gordiano.
O posfácio é de autoria do Prof. MSc. Isaías dos Santos (Saint Alcuin/Chile). A publicação contou com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Sobre a obra
Martins e Albuquerque lideram o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam), sediado na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam e vinculado ao CNPq. Para ambos, o livro deve ser visto como uma crítica leitura do agora, apresentado como a primeira parte de uma ampla pesquisa de campo.
“Os autores nos presenteiam, portanto, com uma análise de conhecimento situado, de caráter por base de contexto, mas sem pretender ser privilegiado. Martins e Albuquerque primam pela escolha de que sempre há caminhos distintos e contrastantes para se conhecer o mundo. Uma contribuição magnífica para os estudos urbanos na Amazônia”, salientou Bartoli, da Universidade do Estado do Amazonas.
“Este novo trabalho é um convite para adentrarmos em um universo paralelo e incômodo. Noélio e Renan abrem as cortinas da realidade das ruas na capital amazonense, que é uma dimensão pouquíssimo percebida por quem vive o frenesi das compras e vendas naquela região”, finalizou Jalna, que também é escritora e possui experiência de trabalho com PSR.