Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Aluna do Campus Lábrea ganha 1º Lugar na Mostra Científica e Cultural em Manaus

Notícias

Aluna do Campus Lábrea ganha 1º Lugar na Mostra Científica e Cultural em Manaus

publicado: 30/10/2017 14h31 última modificação: 31/10/2017 14h19

 

 

 

 

 

Kelren da Silva Rodrigues, aluna do 2º ano integrado de Informática, do Campus Lábrea, ficou com a primeira colocação na III Mostra Científica e Cultural, no II Congresso de Ciência, Educação e Pesquisa Tecnológica – CONCEPT, expondo o trabalho com tema “O Uso da Robótica Educacional como aprimoramento no ensino da Matemática com alunos de ensino fundamental em Lábrea – AM”. 

 Mostra Científica_1 (3).jpg

Sobre a premiação

A mostra foi realizada no IFAM – Campus Manaus Centro, entre os dias 16 a 20 de Outubro. O projeto vencedor concorreu com outros 50 projetos que foram apresentados por alunos de ensino médio de diversas escolas da cidade de Manaus. 

 Mostra Científica_1 (1).jpg

O evento ocorreu em forma de exposição de banners onde cada projeto foi avaliado por dois diferentes avaliadores externos. A premiação ocorreu no encerramento do congresso onde a aluna juntamente com seu orientador professor Fabiann Matthaus foram premiados com a nota máxima da mostra.

 Mostra Científica_1 (6).jpg

Sobre o projeto

O munícipio de Lábrea, localizado no sul do Estado do Amazonas, carece de recursos tecnológicos em diversos campos, é possível perceber que na área da educação por exemplo, existem poucos materiais nas escolas para o aperfeiçoamento no ensino dos estudantes.

Para isso, emergiu a ideia de um projeto capaz de proporcionar um ambiente diferente em sala de aula, utilizando a robótica educacional, esperando que a mesma contribua como técnica de aprimoramento no ensino da matemática, tendo em vista que esta faixa de conhecimento apresenta alto grau de dificuldade em, praticamente, todos os níveis de ensino. O intuito do projeto foi de realizar experiências com a robótica educacional utilizando o kit educacional LEGO Mindstorms como alternativa para tornar o ensino da matemática dinâmico e motivador. 

0000004269-DSC_0017.jpg 

Durante os meses de setembro e outubro, as alunas Kelren Rodrigues, Emily Amorim e Nirlene Pereira, juntamente com professor Fabiann Matthaus, aplicaram em uma Escola Municipal no município Lábrea, a robótica como uma ferramenta de apoio ao ensino da matemática, com alunos de 3º ano do ensino fundamental.

Partindo desse princípio, foram realizadas semanalmente, aulas explicativas sobre técnicas de soma e subtração. Todas as aulas foram realizadas com o auxílio do robô de maneira que a ferramenta pudesse aprimorar no ensino dos conteúdos. Assim também foi realizada uma competição com a turma com problemas matemáticos para resolução na área externa da escola, afim de que a turma pudesse colocar em prática o que foi ensinado em sala de aula.

Mostra Científica_1 (5).JPG

 A utilização de conceitos ligados a robótica educacional incita a construção do saber, o que se torna relevante para a aprendizagem dos alunos. Através dessa ferramenta os estudantes podem explorar novas ideias e descobrir novos caminhos na aplicação de conceitos adquiridos em sala de aula e na resolução de problemas, desenvolvendo a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. 

Veja Entrevista: