Você está aqui: Página Inicial > CAMPUS > LABREA > Notícias > Discente apresenta projeto na 4° SNEPT em Brasília/DF

Notícias

Discente apresenta projeto na 4° SNEPT em Brasília/DF

O discente Andrey do 3° ano do curso técnico de informática apresentou projeto na 4° Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília/DF.
publicado: 09/12/2024 11h31 última modificação: 09/12/2024 11h31






Discente do IFAM campus Lábrea apresenta projeto na 4° Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília/DF

 IMG-01.jpgO discente Andrey Costa de Souza do 3° ano do curso técnico de informática apresentou projeto na 4° Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na Arena BRB - Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF. O evento ocorreu entre os dias 26 e 28 de novembro e teve encontros, mesas de debate, palestras, oficinas, mostra tecnológica e apresentações culturais, além de unidades móveis com exposição interativa e atividades para o público. Neste ano, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac e Sest/Senat).

IMG-02.png  IMG-03.png

Em 2024, a Semana Nacional trouxe o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”. No âmbito do IFAM, cinco projetos foram contemplados para compor a delegação, e o IFAM Campus Lábrea representou os campi do interior com o projeto “Biodigestor anaeróbio para produção de biogás e biofertilizante a partir de resíduos sólidos orgânicos: uma alternativa sustentável no Sul do Amazonas”, dos docentes Venicio Favoretti, José Henrique Lopes da Silva, Caio Oliveira Di Migueli e Alessandra de Souza Fonseca.

                                                 

Andrey foi aluno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr) sob orientação do professor José Henrique, com o projeto “Quantificação do biogás produzido por um biodigestor anaeróbio e seu potencial no ensino da física”, um desdobramento do projeto apresentado em Brasília. Com maestria, Andrey apresentou o projeto e voltou para casa com uma rica experiência na bagagem:

 

 

“Participar da SNEPT foi uma experiência transformadora para mim. Como filho de um pescador e de uma merendeira escolar, estar presente em um evento de tamanha relevância foi extremamente significativo. A SNEPT me proporcionou a oportunidade de expandir meus horizontes acadêmicos, profissionais e pessoais, e trocar ideias com profissionais renomados. Cada momento foi uma chance de aprendizado e crescimento, reforçando a importância da educação e da inovação”.

 

No evento esteve presente o Ministro da Educação, Camilo Santana, que prestigiou os projetos apresentados no estande do IFAM. Quanto a esse momento, destaca Andrey:

“foi uma honra conhecer o Ministro da Educação, o que tornou a experiência ainda mais especial. Vindo do interior do Amazonas, essa oportunidade foi crucial para o meu desenvolvimento. A participação na SNEPT não só ampliou meu conhecimento, mas também me motivou a continuar buscando excelência em minha trajetória. Foi um marco significativo que certamente influenciará positivamente meu futuro”.