Notícias
Mostra de Projeto Integrador
Com o objetivo de (com)partilhar conhecimento através das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) à comunidade interna do IFAM campus Lábrea, os finalistas do Curso Técnico de Nível Médio em Informática, forma Integrada, realizaram na quarta-feira, dia 11/12/2024, a Mostra de Projeto Integrador, como requisito de nota final da disciplina Projeto Integrador II, ministrada pelo professor Me. Antonio Paulino dos Santos.
A disciplina ora especificada tem o intuito de levar ao estudante uma noção geral de projetos (de Extensão, de Pesquisa) através do amálgama de todas as disciplinas básicas, técnicas e politécnicas estudadas durante os três anos de curso. É uma possibilidade para que ele, de forma interdisciplinar, demonstre e aplique, na prática, o aprendizado teórico a que teve acesso na escolarização.
Durante o ano letivo, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar várias pesquisas, e, através da Aprendizagem Significativa, com o protagonismo do próprio conhecimento, realizaram projetos de Extensão, de Pesquisa e ministraram minicursos e oficinas às turmas do 1º e 2º anos de Informática.
Foram diversas temáticas abordadas. Desde aquelas presentes na grade curricular do Curso como Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Lógica de Programação, IHC, Programação Orientada a Objetos e Desenvolvimento Web até temáticas relevantes da atualidade tecnológica, a saber: Scratch, Kahoot, Wakelet, Plataformas online para desenvolvimento, Stop Motion, Redes Neurais, Construct 3.0, Modelagem e Impressão 3D, Realidade Virtual e Aumentada, Internet das Coisas, dentre outras importantes temáticas.
Para a Mostra específica de Projeto Integrador foram apresentadas 10 temáticas aos quatro Grupos de Trabalhos e os mesmos definiram como objeto de projeto: Desenvolvimento de aplicativos; Reconhecimento Facial; Metaverso e Inteligência Artificial para os dias atuais.
Definidas as temáticas, os GTs organizaram e planejaram uma apresentação para os demais estudantes de Informática do campus; realizaram pesquisa bibliográficas sobre os temas afim de melhor apreensão do conteúdo; definiram a metodologia para a Mostra; confeccionaram um banner e finalmente realizaram prévia da apresentação durante as aulas da disciplina.
No dia, pois, da Mostra de Projeto Integrador, os trabalhos foram devidamente expostos; apresentados; bem explicados e, como não deveria deixar de ser, foram avaliados por 10 profissionais do IFAM, entre docentes e técnico-administrativos. Todos os trabalhos foram muito bem avaliados e o mais importante é que a turma conseguir o objetivo principal: apresentar e compartilhar experiências a partir das temáticas de novas tendências e tecnologias atuais.
GT Andrey – Desenvolvimento de aplicativos para a Web através do MIT Inventor
O grupo de estudantes apresentou a ferramenta específica para o desenvolvimento de aplicativos de forma fácil, rápida, dinâmica e interativa, através da montagem de blocos.
GT Richarlison – Inteligência Artificial para os dias atuais.
O grupo apresentou duas ferramentas de IA bastante úteis para o desenvolvimento das nossas atividades do dia a dia, inclusive no ambiente acadêmico e/ou profissional: Vidu Studio, para criação de vídeos online com alta qualidade e recursos diversos; e, o Pic Wish, projetada para editar imagens de forma simples e eficiente, melhorando fotografias, alterando fundos, etc.
GT Edifran – Metaverso Web
O grupo desenvolveu e aprofundou aplicações Web utilizando os recursos de Metaverso, sem necessariamente a utilização de Óculos de Realidade Virtual. Foi possível verificar várias atividades que podem ser desenvolvidas com a realidade física e a virtual se associando.
GT Clécio – Inteligência Artificial com viés para o reconhecimento facial
A missão desse GT foi aprofundar os conhecimentos em IA e desenvolver uma ferramenta através das diversas bibliotecas e recursos existentes para atuar com o reconhecimento facial. Através dos recursos disponíveis, o Grupo criou uma aplicação que, através da câmera do notebook escaneava o rosto do público presente e informava o sexo e a idade aproximada daquele indivíduo.
Dessa forma, depreende-se que a disciplina alcançou seu objetivo em consolidar os diversos temas apresentados e contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento dos estudantes. Mais um exemplo do quão importante e relevante é o aprendizado quando as atividades são realizadas de forma dinâmica e com a participação de todos os estudantes.